Avaliação de recrutamento
Por: Alex Catanio • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
ANÁLISE DE DIVULGAÇÃO DE RECRUTAMENTO
[pic 2]
Alex dos Santos Catanio
Elton Luiz Farias Batista
Nicholas Vieira Campos
Roberto Ferreira Lopes Filho
Victor Reis Torres
Facebook[pic 3]
Atualmente com quase dois bilhões de usuários, o Facebook é a rede social mais utilizada no planeta, assim como é a que mais cresce desde 2012. Presente em todas as regiões do planeta, a rede social não para de gerar novos usuários a cada dia, estima-se que mesmo com a recente baixa, o Facebook ainda adquira cerca de mil novos usuários por dia em média.
Alguns números da rede social são importantes; A empresa gerou uma receita total de 3,2 bilhões de dólares nos últimos três meses de 2014; 1,35 bilhões de pessoas acessam mensalmente o Facebook; Possui um acesso de 1 bilhão de vídeos por dia em setembro de 2014; Existem mais de 200 milhões de páginas e grupos que tratam de assuntos profissionais ou de empresas.
Esse é um número extraordinário já que essas páginas são prováveis fontes de receita, faturamento, geração de empregos e criação de novas parcerias e alianças. Segundo pesquisa da empresa americana LabNetwork em maio de 2014, a maioria das páginas de recrutamento e seleção de candidatos para vagas de emprego estão presentes nos EUA, mas com grande participação de países emergentes como Brasil e Rússia, enquanto países desenvolvidos como da Europa ocidental apresentaram pequeno declínio nesse tipo de procura, fato que segundo os pesquisadores se dá muito pela atual crise econômica vivenciada no velho continente.
No Brasil muitos empregos são oferecidos através da rede social e, segundo a empresa que realizou a pesquisa, os recrutamentos dão resultado. Podendo-se observar que esse recurso é utilizado principalmente por pessoas que possuem idade média entre 18 e 25 anos, grande parte em busca de primeiro emprego (muitos estágios), que estão cursando ou acabaram de cursar faculdade. As empresas têm se utilizado muito desse meio de comunicação por ter fácil disseminação entre os jovens e pela sua eficácia na atração de profissionais para a área em que ofertam as vagas, sendo assim uma boa forma de recrutamento para as empresas.
[pic 4]
O LinkedIn é uma rede social que tem como objetivo o relacionamento de pessoas interessadas em discutir questões de carreira e trabalho dentro de um ambiente mais formal e organizado que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter.
Por ser uma rede social com foco no mundo corporativo, o LinkedIn passou a ser mais que apenas outra rede social e se transformou em um verdadeiro centro de promoção, divulgação e aperfeiçoamento profissional. O networking nessa rede tornou-se passagem obrigatória para quem busca evolução profissional.
...