Boas Ideias para motivar sua equipe de venda
Por: Bianca07101992 • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.535 Palavras (15 Páginas) • 237 Visualizações
SÃO LEOPOLDO
2018
SUMÁRIO
Sumário ...................................................................................................................... 2
- Introdução .............................................................................................................. 3
- Análise do Caso ..................................................................................................... 4
- Propostas do Grupo ............................................................................................... 6
- Conclusão ............................................................................................................ 13
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 14
- INTRODUÇÃO
A empresa Naufragando tem muitos problemas internos com a falta de comunicação, profissionais desqualificados, falta de planejamento estratégico, entre outros problemas. Com tantos assuntos para resolver impede o crescimento da organização, e se não for tomada as devidas medidas para a solução desses problemas, a empresa pode sofrer uma crise em diversos setores por falta de um plano estratégico.
A empresa precisa primeiramente reorganizar a forma de comunicação, com um padrão que aceite opiniões de outros profissionais de diferentes níveis organizacionais, sendo um dos fatores mais importantes a serem tomados, para o melhoramento da empresa e incentivo a criatividade dos funcionários que então vão se sentir motivados dentro da organização.
Com novos reajustes na empresa através do novo planejamento estratégico, é necessário inovar e criar mais um plano estratégico para chamar a atenção do mercado de trabalho para si, e com uma nova ideia de melhoramento seus funcionários se sentirão mais motivados, pois poderão dar suas opiniões em um novo projeto. A ideia de fazer um novo produto saudável, no qual está em alta e chama a atenção do mercado atualmente, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e estética, na qual se fazer um produto que zele por este padrão terá muitas chances de ser um sucesso.
- ANÁLISE DO CASO
A SOS Empresas entende que uma instituição só consegue obter excelentes resultados através de um sistema de gestão planejado, que abranja o potencial das organizações, seus recursos e limitações. A partir de dados obtidos em análises, relacionados ao andamento das companhias, embasa-se no PODC a modificação de padrões de gestão que não sejam assertivos no alcance de metas. Tendo conhecimento do trabalho realizado pela SOS Empresas, ensejando melhor desempenho e posicionamento de mercado, tanto externo quanto interno, a Naufragando entrou em contato com a assessoria para traçar um caminho eficaz a ser seguido.
O primeiro passo foi fazer um diagnóstico detalhado da organização baseado nas seguintes premissas: O que é necessário para que se alcance ou se passe os concorrentes atuais? Quais ferramentas estão faltando para que a empresa avance no mercado? Como o público se comporta? Qual é a necessidade dele? Qual é o público predominante? Quando e onde ocorre o maior consumo do produto? Qual o perfil dos trabalhadores? Qual a melhor forma de liderar cada uma das equipes? Quais são as carências das mesmas? Como os funcionários têm enxergado a chefia?
No parecer destacou-se postura inflexível por parte da liderança, o que inviabilizava um trabalho saudável e com maior entrega por parte dos funcionários. Como sugestão para reestruturar por completa a Naufragando optou-se pela criação de um novo produto, a modernização de alguns aspectos desde o setor da direção até a produção e a reciclagem da chefia sobre seu modo de comandar. Esse planejamento é causador de impacto no que tange a competitividade no mercado, maximização dos lucros, gestão inteligente, maior afinco na execução das tarefas. Antigos comportamentos são deixados para trás. Se antes havia um bloqueio no relacionamento entre chefes e operários, essa nova estrutura permite que os funcionários possam contribuir sugerindo também estratégias para efetivação de um trabalho mais eficaz.
Sabe-se que os colaboradores que ganham voz nas organizações se tornam mais produtivos e motivados, pois se sentem parte do todo. Uma das prioridades será a preparação das equipes para os cargos pretendidos, com programas internos que ajudem na autoestima dos colaboradores, no aperfeiçoamento de suas habilidades. Com o coaching e o mentoring para guiar os funcionáriosa cargos corretos, os resultados tanto para a empresa, quanto para os colaboradores serão muito melhores, gerando um ambiente de alto desempenho e desenvolvimento a todos. Em conjunto a isso entra a participação nos lucros e treinamentos motivacionais impulsionando assim o empenho de toda a equipe.
A respeito do produto, falam-se cada vez mais nos impactos que as produções causam na natureza. Apostar em um item que foi planejado visando diminuir os efeitos agressivos da indústria alimentícia é iniciar o projeto com o “pé direito”. A preocupação com a saúde das pessoas é um assunto que se encontra sempre em pauta. Prontamente, além de buscar minimizar as consequências negativas ao meio ambiente na fabricação do suco, a empresa não se esquece de dar importância à saúde do consumidor. A valorização aos compradores bem como o bom atendimento, nesta reestruturação,se tornam indispensáveis, porque além de atribuírem qualidade nos procedimentos, caso ocorra algum problema, eles estarão cientes de que a Naufragando encontra-se a disposição para resolver qualquer tipo de pendência.
Outro ponto salientado que se caracteriza por ser fundamental na gestão é a medição de empenho dos colaboradores. Fornecer feedbacks mostram aos gestores pontos que devem ser valorizados e aqueles em que é preciso buscar novos caminhos para que se tornem positivos. Exemplo aplicado na organização, o feedback 360º. Incluem-se nesta categoria de medidas os indicadores de RH que contabilizam resultados dos investimentos em programas e política de gestão de pessoas.
É necessária a reorganização dos setores para que, nenhum colaborador se sinta prejudicado tampouco sobrecarregado, injustiçado pelo seu salário ou posição. Além de tudo, cargos mais altos devem saber como serem líderes. A liderança nada tem a ver com subordinação e sim, com a participação dos líderes dentro das tarefas dos cargos mais baixos e a preocupação com o estado de espírito de sua equipe. A alta carga autoritária dos diretores e cargos elevados perante aos cargos mais baixos acaba prejudicando o desempenho dos colaboradores em geral. Uma reunião semanal, por setor, que apresente novas ideias, reclamações, pontos negativos e positivos das tomadas de decisões norteiam os passos que estão sendo dados pelos gestores.
...