CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
Por: Victor Ferraz • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 285 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
O porto de Roterdã e seu exemplo quanto a aplicabilidade da gestão ambiental e a importância da APEC na capacitação de gestores
Bruno Maeda
Marcos Vinícius
Roberto Fussek
Victor Ferraz
Wagner Muniz
Praia Grande
Novembro/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PORTO DE ROTERDÃ 3
2.1 Inspeções em navios e cargas 4
2.2 Fontes alternativas de energia 4
5
2.2.1 Bio Energia 5
2.2.2 Biomassa 5
2.2.3 Energia Solar 6
2.2.4 A energia Eólica 6
2.2.4.1 A energia eólica em alto mar 7
3 APEC 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
Referências Bibliográficas 11
1 INTRODUÇÃO
No presente estudo estaremos apresentando uma pesquisa sobre dois temas relevantes para nosso quadro portuário atual : O Porto de Roterdã e sua aplicabilidade quanto a gestão ambiental e a APEC.
2 PORTO DE ROTERDÃ
O Porto de Roterdã é o Porto mais importante da Europa e um dos mais importantes e desenvolvidos no mundo . Segundo a revisa Exame “ o melhor porto do mundo “ , devido a alguns fatores chaves , tais como : a alta eficiência na grande movimentação de navios , informatização na operação dos caminhões e empilhadeiras ( não há motoristas nos veículos ) dando assim o apelido ao porto de Terminal Fantasma e a grande profundidade de suas águas tendo pouca restrição quanto ao calado do navio que for atracar em Roterdã .O Porto Holandês tem a grande vantagem logística de poder escoar cargas de vários tipos de modais diferentes, devido sua localização geográfica estratégica e privilegiada .
Faz parte de aproximadamente 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos. O porto também é o principal ponto para transporte de óleo, produtos químicos, contêineres, aço, carbono, comida e metais da Europa.
Tem por responsabilidades de seu departamento de Gestão Ambiental o desenvolvimento de políticas nas áreas ambientais , desenvolvimento sustentável e ordenamento do território para que seja assegurada a eficiente utilização do espaço ambiental do porto .
2.1 Inspeções em navios e cargas
Durante a permanência dos navios no porto de Roterdã sãos feita inspeções nos mesmos para saber se as regras internacionais de segurança e padrões ambientais estão sendo seguidos de forma que o navio possa ter bom seguimento em sua jornada e a área do porto não seja infectada ambientalmente por pragas ou derivados que possam ser carregados de outras partes do mundo .
Há uma autoridade responsável por inspecionar e checar se as normas ambientais estão sendo seguidas, em especial a eliminação de resíduos do navio .
Caso ocorra algum tipo de derramamento no mar de materiais prejudiciais , a autoridade é responsável por aplicar uma multa , seguindo uma mesma linhagem de pensamento qual foi passada em classe do “poluidor pagador” .
2.2 Fontes alternativas de energia
As propostas sobre energia no porto de Roterdã desempenham um papel de pioneirismo na área. A transição para uma matriz energética mais sustentável e mais limpa. Tem como objetivo desenvolver o porto de Roterdã como uma "potência sustentável", criando o espaço, instalações e as circunstâncias em que as empresas ligadas à energia estão dispostas a investir.
Lideres mundiais no domínio da energia são baseados em Roterdã. O porto se distingue de outros portos por seu volume, experiência, flexibilidade e diversidade e a presença de todos os Serviços Marítimos necessários. Além de todas as instalações do porto em si, Roterdã oferece todos as possíveis opções de transporte e ligações intermodais para o transporte de matérias-primas e para o interior.
2.2.1 Bio Energia
Porto de Roterdã quer garantir novas fontes de energia limpa. A biomassa é um dos principais expoentes. Uma forma importante de geração de energia elétrica limpa é a de biomassa, utilizando pallets de madeira em usinas de energia movidas a carvão. A demanda por este tipo de biomassa vai aumentar nas próximas décadas. Roterdã está bem posicionada para ser um grande ponto central para a biomassa na Europa. Em parte porque parte da biomassa já está sendo processada no complexo industrial do porto, para gerar energia ou para o refino.
O Porto de Roterdã quer lidar com 8-10.000.000 toneladas de biomassa em 2020, tanto para uso no porto, o transbordo e posterior transporte ao interior e noroeste da Europa. Ele também pretende atingir 20% a 30% de produção de biomassa nas usinas no Maasvlakte. As usinas no Maasvlakte vão gerar um grande suprimento de biomassa a partir de pallets de madeira para Roterdã.
2.2.2 Biomassa
Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.
A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos .Uma das principais vantagens da biomassa
...