Centro Estadual de Referências na Educação Profissional
Por: 445445 • 22/9/2015 • Seminário • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 314 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA SÃO JOÃO BATISTA
Centro Estadual de Referências na Educação Profissional
DJÉSSICA MACHADO
LAURA SÁ DA MOTTA
NICOLE RODRIGUES BECK
RESPIRAMOS O MESMO AR
SOMOS TODOS IGUAIS
Preconceito e Discriminação
Montenegro, -- de -- de 2014.
DJÉSSICA MACHADO
LAURA SÁ DA MOTTA
NICOLE RODRIGUES BECK
RESPIRAMOS O MESMO AR
SOMOS TODOS IGUAIS
Preconceito e Discriminação
[pic 1]
Orientador: Karla Kolberg Lipp
Montenegro, RS
-- de 2014
Sumário
Introdução...................................................................................................................................4
- Problema........................................................................................................................4
- Justificativa.....................................................................................................................5
- Objetivo..........................................................................................................................6
- Preconceito e discriminação..........................................................................................7 4.1 Tipos de discriminação............................................................................................7 4.1.1 Obesidade.............................................................................................................7 4.1.2 Estilos e aparência física.......................................................................................7 4.1.3 Deficientes............................................................................................................8 4.1.4 Diferença salarial entre homens e mulheres........................................................8
- Homofobia.....................................................................................................................9
Introdução
Quando alguém ou um grupo julga uma pessoa não pelo que ela é, mas por sua nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, isto é discriminar. Trata-se de um velho hábito entre os povos, aprendido pelas crianças ao copiarem as atitudes de seus pais, com consequências na forma de guerras e opressão sistemática de grandes parcelas da população. Apesar de ser muito difícil mudar opiniões aprendidas na primeira infância, não é impossível exercitar a tolerância na forma de controle de ações discriminatórias.
- Problema
O que te faz melhor que os outros?
- Justificativa:
Este trabalho de pesquisa visa realizar um levantamento sobre as causas e consequências do preconceito social. Pesquisas sobre os tipos de descriminação são necessárias para entendermos melhor o que ocorre entre o agressor e a vitima. O interesse pelo assunto esta relacionado à boa convivência em sociedade e aos direitos humanos.
A maioria das pessoas não reconhece a importância deste assunto, apesar de ser extremamente frequente no nosso cotidiano. Ao longo dos anos, as pessoas vêm quebrando barreiras em relação ao preconceito com movimentos sociais em todo o mundo, porém, com tudo isso, a discriminação ainda é um problema nos dias atuais.
Na leitura do livro Violência em Debate, de Marcia Kupstas, 1997 procura mostrar tanto o lado do agressor quanto o da vítima, e como lidar com cada caso. Há uma diversidade muito grande na sociedade, porém esta, no entanto não justifica nenhum tipo de descriminação.
Com isso existem leis que visam punir os agressores, protegendo e dando auxilio as vitimas. Se somos diferentes, ninguém é melhor ou pior, superior ou inferior e, portanto, impedir o livre arbítrio de um indivíduo por qualquer motivo é, sem duvida, um ato de violência, tal como na Constituição Federal artigo 5º declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”
Segundo Luiz Eduardo Soares, em Cabeça de porco (2005: 164)
‘’ Aprendi na própria pele que a gente vê o que a cultura e a sociedade permitem que se veja’’.
- OBJETIVO
- Obter uma visão mais ampla sobre o racismo, o preconceito e a discriminação social;
- Compreender o motivo e as causas que levam um indivíduo a cometer o ato de discriminar;
- Procurar entender tanto o lado da vitima quanto a do agressor.
- Preconceito e discriminação
É comum confundir discriminação e preconceito, por isso é muito importante saber o significado de cada um.
Preconceito: é a ideia preconcebida. Na segunda acepção é suspeita, intolerância, aversão a outras raças, crenças, religiões.
Discriminação: é o ato ou efeito de discriminar. Tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc.
De acordo com dicionário Aurélio.
- Tipos de discriminação
4.1.1. Obesidade
Figura 1: Modelo Plus Size
[pic 2]
Fonte: Revista Vogue
As atitudes negativas, contra as pessoas obesas, constitui a mais recente forma de discriminação aceita pela sociedade. Com o aumento da obesidade entre as crianças e adultos nas últimas décadas, um grande número de pessoas são afetadas por essas formas de discriminação.
A mídia e a publicidade não refletem o padrão real da sociedade, determinadas marcas de roupas não produzem tamanhos grandes, algumas empresas não contratam pessoas acima do peso para propagandas de publicidade e nem para certos trabalhos. As pessoas acima do peso recebem olhar de reprovação, são consideradas pessoas sem controle, desorganizadas e sofrem um sério preconceito nas redes sociais.
O corpo diferente dos padrões sociais não deve servir de parâmetro para nenhum tipo discriminação no mercado consumidor, trabalho ou redes sociais. A O.I.T - Organização Internacional do Trabalho - considera discriminação:
...