TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIAS NECESSARIAS AO ADMINISTRADOR DA REDE HOTELEIRA DE FOZ DO IGUAÇU

Por:   •  25/10/2015  •  Artigo  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                 FACULDADE UNIÃO DAS AMERICAS-                                                 UNIAMERICA

GESTÃO DE PESSOAS

COMPETENCIAS NECESSARIAS AO ADMINISTRADOR DA REDE HOTELEIRA DE FOZ DO IGUAÇU

                                             MAIARA NARA DE ARAUJO¹

MIRIAM MARISETE RIBEIRO PAZ¹

RAQUEL FERREIRA DE ALMEIDA ¹

GIULIANI SILVA²

LUCIMAR DA COSTA²

YOUSSEF VON BURGATH²

RESUMO: Método: Historia Oral, pesquisa Semi - estruturada, Focalizada com entrevista, norteada pela questão: Quais os desafios encontrados pelos administradores na rede hoteleira de Foz do Iguaçu? Com o intuito de compreender as competências que os gestores de hotéis avaliam como necessárias ao administrador para superar os desafios encontrados em seu cotidiano. Entende-se, portanto que são necessárias competências e habilidades tais como: Liderança, Comunicação, Criatividade, Compromisso, Relacionamento interpessoal, Foco no cliente, Planejamento, Flexibilidade, Visão Estratégica.

Palavras- chaves: administrador- desafios- competências- habilidades.

       FOZ DO IGUAÇU

   DEZEMBRO  DE 2014

¹ Cursando segundo período em Administração pela Faculdade União das Américas- Uniamerica. E- mails: mirahhwerle@hotmail.com; maiara_araujo.11@hotmail.com; racheel.almeida@hotmail.com.

² Cursando primeiro período em Administração pela Faculdade União das Américas- Uniamerica. E- mails: mara21foz@hotmail.com; giuliani_pibfoz@hotmail.com; burgath_@hotmail.com.

        Introdução

Segundo Marconi Vieira do CPT cursos o setor de hotelaria está vivendo um período de grande expansão, em todo pais em função do grande crescimento da indústria turística. Nesse contexto, uma administração eficiente é importantíssima para o sucesso do estabelecimento.

O papel do administrador torna-se fundamental para que os objetivos não se percam tornando assim o objetivo fim comprometido. Patrícia Tristão do CPT cursos afirma que a grande concorrência, a modificação dos hábitos dos clientes e a globalização são desafios que devem ser enfrentados pelos estabelecimentos de hospedagem e mais diretamente, pelos profissionais que os administram. Para acompanhar a velocidade das transformações que ocorrem no mercado, o administrador deve constantemente buscar informações que contribuam para o planejamento e a definição dos objetivos da empresa.

 A cidade de Foz do Iguaçu possui uma ampla variedade de hotéis, para clientes de todos os níveis sociais e esse fato exige que seus gestores se esforcem ao maximo para se manter ativo no mercado  principalmente na baixa temporada onde o movimento diminui e existe a necessidade de manter o quadro de funcionários. Um profissional indispensável a qualquer organização, que deve ser o centro dessa estrutura e de sues projetos com tudo e muito relevante a necessidade deste estudo que tem por objetivo:

Identificar o perfil dos administradores nos hotéis em foz do Iguaçu, quais as competências exigidas e os principais desafios encontrados em face do turismo, para posteriormente suprir a oferta e procura que está em grande ascensão, e assim observar como esses profissionais enfrentam seus desafios. Tendo em vista que o setor de hotelaria esta em franca expansão fato que contribui para o crescimento do mercado.

Fundamentação Teórica

Trata se de uma pesquisa referente aos diversos desafios enfrentados pelo ramo da hotelaria em Foz do Iguaçu, quais as competências necessárias para compor o perfil de um administrador para atender tal  demanda.

A presente pesquisa esta dividida em seis etapas, primeira etapa discussão para escolha do tema a ser pesquisada, segunda etapa definição dos métodos utilizados para desenvolver a pesquisa, terceira etapa desenvolvimento das questões norteadoras para realização da entrevista, quarta etapa utilização de entrevista, quinta etapa transcrição das entrevistas, sexta etapa apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa.  

Na primeira etapa foi discutido o tema da pesquisa, qual sua importância para os acadêmicos de administração e para toda a sociedade a qual foi norteada pela seguinte questão: O ramo de hotelaria de foz do Iguaçu enfrenta diversos desafios em face do turismo, quais as competências necessárias para atender essa demanda?

Na segunda etapa foram definidos os métodos para o desenvolvimento da pesquisa, os critérios para inclusão foram: hotéis de vários níveis sociais, e para exclusão foram todos os que não dispunham de tempo para a entrevista.

Para esta pesquisa foi escolhida a cidade de Foz do Iguaçu, nos meses de agosto e setembro de 2014 foram contatados 25 hotéis, contatos esses feitos por telefone, por email ou por visita direta ao hotel.

Terceira etapa, nesta foram elaboradas treze questões utilizadas durante as entrevistas para ajudar a manter o foco da pesquisa.

Na quarta etapa foram desenvolvidas as entrevistas com gerentes e ou donos dos hotéis, com autorização previa do entrevistado, no entanto os mesmos não terão suas identidades reveladas.

Na quinta etapa foram transcritas as entrevistas sem alterar a idéia original do entrevistado, utilizado apenas as partes as quais se referiam diretamente ao assunto da pesquisa.

Sexta etapa nesta foram observados os resultados obtidos com a pesquisa, depois de transcritas as entrevistas foram comparados as principais características que os entrevistados atribuem a um administrador.

Das competências.

Competências individuais: Ao colocarmos organização e pessoas lado a lado, podemos verificar um processo contínuo de troca de competências. A organização transfere seu patrimônio para as pessoas, enriquecendo-as e preparando-as para enfrentar novas situações profissionais e pessoais, na organização ou fora dela. As pessoas, ao desenvolverem sua capacidade individual, transferem para a organização seu aprendizado, capacitando-a a enfrentar novos desafios.

É possível verificar que a forma de competir influencia o estabelecimento de competências organizacionais, ou seja, existem competências organizacionais típicas de uma organização que se enquadra em determinada categoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com