COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES ATIVIDADE EXTRACLASSE
Por: Natan Cardoso • 27/5/2020 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
ATIVIDADE EXTRACLASSE
São Paulo
2020
Responda:
- Quais as principais diferenças entre motivador extrínseco e intrínseco? Dê exemplos.
Resposta: A motivação extrínseca é caracterizada por um incentivo externo, ou seja, é necessário algo o que funcione como um “combustível” para motivar o indivíduo a melhorar seu comportamento e dar o melhor de si. Por exemplo: Um subsídio, uma recompensa por um trabalho excelente, oferecer um benefício em troca de um trabalho qualquer, ou usando como exemplo do vídeo, até mesmo um castigo ou punição severa. Já a motivação intrínseca, é algo pessoal, uma sensação que vem do interior. Seria a necessidade de fazer um bom trabalho para sentir-se bem consigo mesmo, porque gostam de fazer e porque são interessantes. Ademais, existe a sensação de vencer algum obstáculo, alcançar alguma meta ou a sensação de sentir-se forte.
- Na pesquisa feitas com os alunos da MIT, as recompensas mais altas não tiveram o efeito esperado no desempenho dos alunos? Por quê? Considere as variáveis envolvidas no estudo: criatividade, habilidades motoras e concentração.
Resposta: Após a realização dos testes, foi notado que enquanto era necessário apenas as habilidades mecânicas ou manuais, sem precisar pensar para executar a tarefa, o “combustível”, que foram os prêmios de acordo com o desempenho, funcionaram como esperado. Não obstante, quando se trata de criatividade, ou tarefa exigente de uma habilidade cognitiva como diz no vídeo, a proposta com maior recompensa teve o menor desempenho pois o fato de estarem fazendo em prol de um prêmio, limitou a cognição dos alunos no ato da atividade, ou seja, em vez de se concentrarem na atividade, se concentraram na grande premiação, assim ofuscando a mente dele na real situação, que era ter um ótimo desemprenho na atividade.
- O estudo realizado na Faculdade de Economia de Londres concluiu que os planos que pagam por desempenho nas empresas podem resultar em um impacto negativo na performance como um todo. Explique o descompasso que existe entre o que é praticado pelas empresas e aquilo que está sendo descoberto pela ciência na área da motivação humana.
Resposta: Os colaboradores de uma empresa, muitas vezes realizam seus ofícios através da motivação extrínseca, ou seja, trabalham em troca de um salário e todos os benefícios oferecidos pela organização. E muitas vezes não exerce seu trabalho com total empenho. Podendo inclusive nem gostar do que está realizando, mas somente estar na organização pelo salário. Já a ciência, estuda uma abordagem para que os colaboradores de uma organização realizem seu trabalho através da motivação intrínseca, ou seja, realizar um trabalho com total dedicação pois é gratificante, importante e satisfatório a quem está realizando. E não fazer somente pensando numa bonificação ou algo relacionado. E ademais, é preciso que os três elementos presentes no vídeo, estejam sendo praticados, para um desempenho brilhante, a autonomia, domínio e proposito.
- Explique a abordagem que a ciência confere a motivação intrínseca. Por que os motivadores intrínsecos são fundamentais para o desemprenho dos negócios?
Resposta: Os motivadores intrínsecos são essenciais aos negócios pois garante a satisfação e engajamento do colaborador na hora de exercer suas atividades, assim tendo um maior desempenho nos negócios, muitas vezes fazendo algo com mais facilidade e de uma forma melhor. Um exemplo de tal funcionamento desta motivação, é uma firma australiana de software citada no vídeo, a Atlassian, onde algumas vezes no ano os engenheiros trabalham onde gostam, com total autonomia por 24 horas e depois apresentam seus trabalhos.
...