CONTEXTUALIZAÇÃO (REVISÃO BIBLIOGRAFICA)
Por: val123quiria0987 • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 637 Palavras (3 Páginas) • 2.817 Visualizações
Tema
Controladoria
CONTEXTUALIZAÇÃO (REVISÃO BIBLIOGRAFICA)
Controladoria, segmento da contabilidade ou da administração, podendo ser dividida em controladoria administrativa e controladoria contábil, mas na pratica profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador.
A controladoria surgiu da necessidade de explicar e compreender os acontecimentos mercadológicos a buscar alternativas estratégicas a serem seguidas. E definida como um sistema de medição e prestação de informações operacionais e financeiros que orienta a ação gerencial, motiva comportamentos, apoia e cria os valores culturais necessários para alcançar os objetivos estratégicos de uma organização.
Segundo Mossimann Alves e Fisch (1993), a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos a gestão econômica. Pode ser visualizado sob dois enfoques:
-Com um órgão administrativos com uma missão, função e princípios norteados definidos no modelo de gestão do sistema empresa;
-Como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e método oriundos de outras ciências.
A controladoria, tem sido valorizado atualmente por ter como fim garantir a perfeita realização do processo de decisão-ação-informação-controle dentro da empresa. Por meio desse processo, a empresa pode apresentar continuidade em suas atividades e, assim, assegurar a otimização de seu resultado econômico.
O órgão administrativo controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia gerencial. Embora o delineamento da função, do órgão e da posição do executivo possa variar de uma empresa para outra, existe um conceito que é comumente observado quanto ao executivo: o controller é o chefe da contabilidade aquele que supervisiona e mantêm os arquivos
financeiros formais da empresa, embora suas funções não tenham que se restringir apenas as funções contábeis e o que mais se espera é que ele amplie sua atuação ao desenvolvimento da contabilidade em aplicações gerenciais.
Segundo Nakagawa (1993), o controller é o responsável pelo projeto de implementação e manutenção de um sistema integrado de informações. O controller tem como tarefa manter o executivo principal da companhia, informando sobre os rumos que ele deve tomar, a onde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos. Kanitz afirma que, os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivíduos das áreas de contabilidade e finanças das empresas, por possuírem, em função do cargo que ocupam, uma visão ampla da empresa que as habilita a enxergar as dificuldades como um todo e propor soluções gerais. Além disso as informações que chegam ao controller são predominantemente de natureza quantitativa, física, monetária ou ambas.
Heckert e Wilson estabelecem alguns princípios que devem nortear o trabalho do controller: iniciativa, visão econômica, comunicação racional, visão voltada para o futuro, oportunidade, persuasão, consciência de suas próprias limitações.
Com relação as ferramentas a controladoria possui dois instrumentos fundamentais
...