Cadeia de suprimentos
Por: vaguinhost • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.483 Palavras (18 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CAMPUS VII – GOV. ANTÔNIO MARIZ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EXATAS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: LOGÍSTICA
PROFESSOR: RICARDO MARQUES
Eumara Ramos
Márcia Dias
Maria Josineide
Marla Edlara
Vagner Nunes
A CADEIA DE SUPRIMENTOS, E SUA GESTÃO
PATOS-PB
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...................................................................... 2
- CADEIA DE SUPRIMENTOS............................................ 4
- GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS.................... 5
A “T.I” na gestão de Cadeias de Suprimentos...........................8
- Distribuição Física....................................................................... 8
- ESTUDO DE CASO.............................................................. 9
- Descrição da empresa................................................................... 9
- Estrutura da cadeia de distribuição............................................ 9
- Tipos de fornecedores................................................................... 10
- Processo de compras..................................................................... 10
- Estoques e perdas.......................................................................... 11
- O Cliente........................................................................................ 12
- CONCLUSÃO........................................................................ 12
- REFERENCIAL TEÓRICO................................................ 14
A cadeia de suprimentos, E sua gestão
Eumara Ramos[1]
Márcia Dias[2]
Maria Josineide[3]
Marla Edlara[4]
Vagner Nunes[5]
Resumo
A gestão da cadeia de suprimentos tem como principal objetivo a administração do sistema de logística das empresas. Logística significa em linhas gerais o processo de gerenciamento estratégico desde a aquisição do insumo ou produto, sua movimentação e controle, até a entrega aos consumidores ou clientes, com maximização de resultados e a custos reduzidos. Os gerentes desta área devem sempre está em busca de satisfazer rapidamente os seus clientes, criando assim um diferencial frente a sua concorrência, diminuindo desperdícios e evitando esperas e armazenamento inúteis. Pois o sucesso de uma empresa depende do foco no cliente, do uso avançado de tecnologia, índice de desempenho e gerenciamento do fator humano.
Palavras chave: Logística, Gestão, Cadeia de suprimentos, administração.
INTRODUÇÃO
Com a crescente globalização, a concorrência entre as empresas vem crescendo e se acirrando de forma exorbitante. Os produtos quase em sua totalidade vêm competindo dentro de um mercado global. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o tempo que levam para encontrar e consumir os produtos que necessitam. Ou seja, eles buscam cada vez mais valorizar o seu tempo, gastando ele da melhor maneira possível, e isto vem se refletindo no seu comportamento de compra. Como exemplificação, podemos observar que no mercado de consumo, os consumidores fazem sua escolha entre a variedade de marcas disponíveis naquele momento, ou seja, se houver uma marca preferida que não esteja disponível em estoque naquele momento, esta marca será rapidamente substituída por outra marca que esteja ao alcance do consumidor naquele momento.
Em resposta a esses crescentes desafios, novas tecnologias e formas de organização da produção vêm surgindo. Tecnologias como a Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM), Just-in-Time (JIT), Sistemas Flexíveis de Manufatura (Flexible Manufacturing Systems – FMS) e manufatura celular melhoraram a qualidade, reduziram os lead-times, que é o tempo entre o momento de entrada do material até a sua saída do inventário (Lambert et al., 1998, p. 347) e baixaram os custos. Dessa forma o papel estratégico da logística e da gestão da cadeia de suprimentos vem sendo evidenciado devido à tendência para a utilização da manufatura e marketing em escala global, como também pelos crescentes requerimentos e mudança de visão por parte dos consumidores. Sendo assim, a cadeia de suprimentos vem mostrando a sua importância através de fatores como número crescente de canais de fornecimento, melhoria de qualidade da entrega e redução do tempo entre a entrada do material até a sua saída do inventário. Como o assunto cadeia de suprimentos é muito significativo, é de ampla importância introduzir sempre novos conceitos.
O presente artigo foi realizado mediante a metodologia de pesquisas e de rastreamento bibliográfico transcorreremos sobre o tema abordado, mostrando que a logística empresarial trata de como a gestão pode ser otimizada dentro das organizações em termos de rentabilidade dos serviços de captação e distribuição dos fornecedores para os clientes e consumidores, utilizando a junção de quatro atividades básicas no processo de logística que são: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos, utilizando as diversas tecnologias existentes no mercado para gerenciar bem a cadeia de suprimentos.
...