Cadeia de suprimentos
Por: Isa Von Doellinger • 30/6/2015 • Abstract • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 1.499 Visualizações
1)A Logística, em sua concepção inicial, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo. Com o passar dos anos, esse conceito evoluiu, adquirindo novas vertentes no mundo atual. Quais são as características de uma cadeia de suprimentos em sua fase de Integração Estratégica (SCM) ?
De acordo com John Kent e Daniel Flint , podemos dividir a logística em 5 etapas:
A primeira que se inicia a partir de 1940 (prevalência da economia agrária) em que limita-se ao transporte e a distribuição física da produção agrícola. Com a 2GM a logística entra em sua 2 fase em que passa a englobar outras atividades como o transporte, suprimento, construção e assistência aos feridos. É basicamente dividida então em 2 segmentos: distribuição física e suprimentos. Somente na década de 60 nota-se um início de integração logística passando a assumir uma abordagem sistêmica apesar de continuar focando-se na distribuição física. Surgem atividades como gerenciamento de transporte, suprimento, distribuição, armazenagem, controle de estoque e manuseio. A sociedade começa a exigir uma maior variedade de produtos o que acarreta o surgimento da 3 etapa da logística, a fase da Logística Integrada . Nesta fase vemos a otimização das atividades e seu planejamento para racionalizar a as atividades da cadeia de suprimentos. Este planejamento era rígido e definido a longo prazo , sem poder ser alterado.Aparece também o gerenciamento da matéria –prima e o uso da multimodalidade de transportes. O objetivo neste momento é conciliar baixo custo com a melhora do serviço, focando-se nas questões de produtividade e de custos de estoque. No final dos anos 80 a logística passa a ter um planejamento mais flexível com a 4 etapa chamada de Integração Flexível. Com o emprego de poderosas tecnologias de informação e sistemas de comunicação (adoção da EDI ) as informações sobre a cadeia de suprimento são atualizadas em tempo real . É nesta fase também que surgem os códigos de barras dos supermercados, permitindo uma integração de vendas com os depósitos e centros de distribuição.
Nos anos 90 , com o advento da Globalização, a logística assume uma visão estratégica no meio intra e inter empresaria . É o inicio da chamada Era do Supply Chain (SCM)ou Integração Estratégica onde é vista como uma poderosa arma na conquista de novos mercados. O foco passa a ser reduzir custos e desperdícios , reduzir estoques acumulados em vários elos da cadeia de suprimentos , melhorar a qualidade de vida do consumidor final e minimizar o ciclo de vida do pedido. Neste momento , não se observa mais o papel delimitado de cada elemento que compõe a cadeia logística que passa a ser melhor controlada entre fornecedores, distribuidores e consumidores. A logística passa em definitivo do nível operacional para o estratégico.
Ganham maior relevância a preocupação dos impactos logísticos com o meio ambiente, a abertura das fronteiras organizacionais (parcerias com fornecedores e clientes), o surgimento da prática do “Postponement” que possibilita a redução do prazo de entrega, a preocupação com a satisfação do consumidor e o desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos ( agilidade, adaptabilidade e alinhamento estratégico).
2)Uma cadeia de suprimentos é uma sequência de processos e fluxos que ocorrem em diferentes estágios e entre eles para atendimento aos clientes. Quais são os principais fundamentos de uma cadeia de suprimentos ?
Os fundamentos da cadeia de suprimento são os ciclos das atividades logísticas: Ciclo de Suprimento, Ciclo de Produção e Ciclo de Distribuição.
a)Ciclo de Suprimentos
Consiste na interface entre o fabricante (faz pedido para reabastecer seu estoque) e o fornecedor. Essa relação difere-se da relação varejista / distribuidor pois nesta os pedidos não ocorrem com precisão. Os pedidos feitos pelos fabricantes são precisos , visto que já sabem a quantidade de matéria prima necessária para fabricar a quantidade de mercadoria solicitada. O Ciclo de Suprimentos é responsável com que todos os materiais estejam disponíveis para a fabricação sem que ocorra nenhum atraso e responde desde a fabricação até o transporte dos componentes à empresa
b) Ciclo de Produção
Consiste na interface entre distribuidor e fabricante (ou varejista e fabricante). É responsável por atividades relacionadas ao abastecimento de estoque do distribuidor/ varejista e é acionado pelos clientes através do pedido ou previsão de demanda (fixação da quantidade de produtos e serviços correspondentes ao que os clientes necessitarão em determinado período). São 4 etapas que compõe este ciclo: Chegada do pedido, programação para a produção, fabricação e transporte e recebimento ( registros de estoques devem ser atualizados ).
...