Capital Humano na Administração
Por: camilla_viana • 25/6/2015 • Dissertação • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
CAPITAL HUMANO
A Gestão do Capital Humano é uma estratégia utilizada para analisar, medir e avaliar como as políticas e práticas pessoais criam valor. Trata de identificar e demonstrar o valor que as pessoas e a sua gestão acrescentam a uma organização e fornece uma ponte entre os recursos humanos e a estratégia de negócio.
Segundo Chiavenato: “Nos dias de hoje ter pessoas não é suficiente para a empresa, muitas empresas tem um monte de gente trabalhando, mas não tem capital humano, ela precisa ter talento”. As empresas precisam ter talentos, não só pessoas, pois o talento faz a diferença, o valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da empresa. O talento é a competência, a qualificação, o preparo, a motivação, e se juntarmos todos estes talentos teremos o Capital Humano. Dentro das empresas, os profissionais estão trabalhando mais em comparação há décadas anteriores, o excesso de trabalho gera estresse, cansaço e péssimo clima organizacional nas empresas, comprometendo a sua produtividade. E como nos dias de hoje não é o excesso de trabalho que conta e sim a qualidade deste trabalho, as empresas estão buscando profissionais mais qualificados e investindo na gestão do capital humano. Afinal para empresa não basta só reter os talentos, mas sim mantê-los.
As empresas estão deixando seus colaboradores fora do sistema de transformação pelo qual passam, em busca do aumento de sua capacidade competitiva, investem bastante em modernização, tecnologia, marketing, etc, mas como vimos, enganam-se. Os princípios estão nas pessoas, em suas habilidades e conhecimentos, são as pessoas que encantam os clientes. Onde podemos citar algumas sugestões para as empresas, com o intuito de melhorar sua capacidade competitiva, levando em consideração o capital humano dessas: Transformar os colaboradores nos primeiros clientes da empresa: se eles não acreditarem nos produtos ou serviços da empresa, como poderão vendê-los? O colaborador é a imagem da empresa; Apresentar a empresa a seus colaboradores: para que os mesmos possam vender a imagem da empresa, é preciso que a conheçam, saibam o que ela faz, qual a sua filosofia, quais suas potencialidades, quem são seus clientes, seus fornecedores e seus concorrentes; Transformar os colaboradores em uma equipe: os objetivos devem ser de todos, o trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Não podem estar na contramão ou sentidos opostos, pois o sucesso da empresa será também o sucesso de seus colaboradores. “A crescente complexidade do mundo e a atuação globalizada exigirão um trabalho em equipe cada vez maior”; Capacitar os colaboradores: treinar, especializar, ensinar os porquês, dar filosofia, o entendimento e a razão pelo qual fazem determinado trabalho. Não podemos mais jogar as pessoas dentro da empresa e não dizermos a elas o que esperamos ou queremos delas; Delegar tarefas: confiar missões facilita o comprometimento dos colaboradores com a empresa; Confiar autoridade: fortalece o comprometimento dos colaboradores, trazendo junto o compartilhamento das responsabilidades.
Esses itens valorizam o capital humano, transformando seus componentes em verdadeiros colaboradores, comprometidos com a empresa, o que propiciará o aumento da qualidade dos serviços prestados à empresa e em contrapartida, projeta a imagem da empresa, que com certeza busca competitividade e lucratividade.
Se respeitarmos aqueles que trabalham conosco e os deixarmos responsáveis por suas áreas, eles não nos decepcionarão, executarão seu trabalho eficientemente, cuidando dos clientes e, por sua vez, da empresa. É uma espécie de triângulo.
O sucesso da empresa está diretamente ligado ao seu pessoal, seu principal ativo, responsável pelo aumento da qualidade de seus produtos e seus serviços.
As pessoas, porém, continuam chegando ao mercado de trabalho com uma formação bastante deficiente e desalinhada com as necessidades da organização. É necessário criar condições para que elas possam desenvolver suas competências e ideias nas práticas empresariais. Vale ressaltar que o investimento em cada colaborador pode render um retorno significativo se a organização conhecer com clareza suas competências principais e se os sistemas de treinamento em vigor forem eficazes.
Essas empresas que se dispõe em treinamentos, em desenvolver métodos para aumentar a necessidade do aprendizado, irão demonstrar claramente vantagens competitivas, não apenas em termos de um capital avançado, mas também na capacidade de atrair os melhore e mais inteligentes profissionais.
Investir em capital humano significa investir, sobretudo, em educação, mas também em outros fatores relacionados à qualidade de vida, tais como as condições de saúde, alimentação, habitação, saneamento,
...