Case: China Telecom – ERP como apoio a gestão
Por: Opção Veiculos • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.747 Palavras (11 Páginas) • 289 Visualizações
Pontífice Universidade Católica de Goiás
Pós Graduação em Gestão de Pessoas
Caderno de Atividades
Este material faz parte da apostila de TI Aplicada a Gestão de Pessoas para ser usado em sala de aula e também contém exercícios que valem nota para compor a média final. Procure acompanhar as aulas, pois exercícios não feitos pelo aluno no prazo solicitado não serão recolhidos pelo professor.
Professor Fernando A. Melo
Exercício 01
Aluno: data: Nota:
1) Relacione os itens abaixo:
( ) CPU ( ) cd, dvd
( ) memória principal ( ) memória de armazenamento
( ) memória secundária ( ) processador e memória
( ) campo ( ) programa básico
( ) sistema operacional ( ) impressora
( ) Windows XP ( ) componente de um registro
( ) unidade de entrada dados ( ) marca de sistema operacional
( ) unidade de saída de dados ( ) memória de processamento
2) Diferencie os termos: internet, extranet e intranet.
3) Quais são os 4 componentes de um sistema de computador?
4) A Cia DEBUG vem perdendo clientes importantes e cometendo erros constantemente por falta de informações, ou por as mesmas sempre chegarem com atraso ao nível gerencial. Um novo gerente de informática foi contratado, cujo maior objetivo é a implantação de um novo sistema de ERP. Na equipe da empresa existem pessoas que são fundamentais para o bom funcionamento da mesma, pois elas, além de deterem informações, também são respeitadas pelo grupo. São elas:
- Antônio, que é o mais antigo na equipe, acompanhou todas as implantações anteriores, conhece minuciosamente todos os processos e, em função do seu vasto conhecimento, é respeitado por todos. Entretanto, é resistente a mudanças;
- Silvio é “um boa praça”. Sempre alegre, adora festas, tudo é motivo de comemoração. Analista de sistema altamente técnico, conhece tudo referente à implantação e em relação a empresa. Peça chave na implantação, é pouco concentrado e como tem estabilidade no emprego é um pouco “folgado”;
- Maria, chefe de vendas, é a que mais deverá utilizar o novo sistema. Altamente resistente ao uso de computadores, alega que não precisa do sistema novo e prefere que aumentem o quadro de pessoal, já que todos os documentos devem ser conferidos manualmente.
Quais as possíveis ações do novo gerente em relação a essa equipe, visando minimizar a resistência à mudança e conseguir apoio para implantação do novo sistema? Assinale os itens corretos:
(a) O gerente deve impor seu desejo, independente do que pensa a equipe, pois ele acredita que depende somente dele para que o novo sistema seja um sucesso;
(b) O gerente deve atuar de forma educativa, explicando o porquê das mudanças e demonstrar a real necessidade da mudança e principalmente mostrar os benefícios que a empresa e a equipe ganharão com o novo sistema;
(c) Deverá focar sua atenção somente no Sílvio, pois ele é o “cara” dos computadores, assim saberá desenvolver bem o novo sistema;
(d) O gerente deve estabelecer um eficiente processo de comunicação, de modo a obter a participação de todos os envolvidos, ouvindo suas necessidades, sugestões e também deixando claro a todos como devem ajudar e a responsabilidade de cada um para o sucesso do novo sistema.
Exercício 02
Aluno: data: Nota:
Artigo: Monitoramento de funcionários quanto ao uso da internet: boa prática empresarial?
Um estudo da American Management Association e do Instituto epolicy concluiu que 76% das empresas americanas monitoram suas conexões Web. 65% das empresas bloqueiam sites considerados inapropriados e 55% retêm e verificam mensagens de email de funcionários. Seria esse monitoramento uma boa prática empresarial?
Segundo o mesmo estudo, 25% do tempo que os funcionários passam on line é dedicada a navegação não relacionada no trabalho. Quando os funcionários estão mais focados em assuntos pessoais do que profissionais, a perda de tempo e de produtividade é uma séria preocupação para os gerentes. Além disso, quando os funcionários usam e-mail ou Web nas instalações da empresa ou com o equipamento dela, qualquer coisa que façam, incluindo atos ilegais, estão envolvendo o nome da empresa. Dessa forma o empregador poderá ser localizado e responsabilizado por tais atos. Mesmo que a empresa seja inocentada, terá custos com advogados e seu nome e reputação manchados por escândalos. As empresas também receiam o vazamento de segredos e informações corporativas por email.
Prejuízos com a perca de tempo e diminuição da produtividade do funcionário, riscos de vazamento de informações e problemas com atos ilegais são certamente prejudiciais à qualquer empresa.
Algumas empresas não permitem nenhuma possibilidade de uso pessoal em seus computadores, tolerância zero. Outras bloqueiam o acesso a sites específicos ou limitam o tempo de uso pessoal na web ou controlam e rastreiam tudo o que fazem por meio de um software que permite identificar as visitas dos funcionários a sites, quantidade de tempo gasto nesses sites, arquivos baixados para seus computadores, impressões feitas, quantidade e conteúdo.
As empresas têm o direito legal de monitorar o que os funcionários estão fazendo durante o expediente de trabalho, mas precisa fazer de maneira apropriada para manter um ambiente de trabalho positivo e eficiente. As regras devem ser adaptadas às necessidades da empresa e à sua cultura organizacional para que o monitoramento não traga mais problemas do que soluções.
Questões:
1. Que
...