Caso Prático – Ética
Por: Eduardo Raudys Montané • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 274 Visualizações
Caso prático – ética
eSTUDANTE: EDUARDO RAUDYS DOS SANTOS MONTANÉ BRAVO
CASO 1
A ética empresarial é um tema que tem ganho destaca no mundo nos negócios na actualidade, fruto da preocupação constante dos empresários que têm reconhecido que uma organização ética transmite valores positivos para os seus stockholder.
A ética é definida como a ciência que estuda a moral, sua origem e desenvolvimento, as regras e as normas da conduta humana (fonte: material de apoio), neste contexto e analisando os diversos senário propostos nos estabelecimentos do caso apresentado diria o seguinte:
Relativamente a falta de ética do comerciante A em relação a entrega de mercadorias sem a qualidade prometida, podemos dizer que tal prática a longo prazo pode trazer consequências desastrosas para a empresa, pois este esta a manchar sua reputação, sendo que um diferencial competitivo valorizado nos dias de hoje, é a honestidade que os fornecedores estão dispostos a oferecer aos seus clientes.
Quando ao segundo estabelecimento, constitui obrigação dos sócios E e Z, evitar o comportamento antiético do sócio X, pois estes estão solidariamente ligados, ou seja, se um dos sócios age sem ética, toda a organização fica mancha. A diferença do estabelecimento anterior onde os comerciantes têm a obrigação moral de alertar o concorrente A mais tal pratica, não teria grande impacto, na organização pois estes não têm qualquer poder decisório dentro da organização, no entanto, no caso seguinte, os sócios E e Z têm a obrigação mora e poder decisório capaz de impedir o acto desonesto por forma a salvaguardar a imagem da empresa.
Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito, sendo que o autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo, ou seja, no estabelecimento seguinte, é habitual agir sem ética ao servir os clientes, o que nos leva, a questão da herança de comportamentos, isso é, o novo dono do restaurante, decidiu manter uma cultura, baseada no desrespeito e desonestidade para com o cliente, preferindo correr os riscos que advirem deste posicionamento, ou seja, herdou uma pratica errada e preferiu mante-la quando podia mudar e desenvolver uma politica ética e desfazer a cultura desonesta e sem ética praticada pelo anterior dono.
Do mesmo modo, o funcionário que alertou o novo dono, também tinha a possibilidade de alterar aquele comportamento desonesto implementado pelo anterior dono, uma vez que era uma prática desconhecida pelo novo dono e assim, contribuir para o desenvolvimento de uma politica de respeito ao cliente, tal comportamento, esta relacionado a resistência a mudança vivia pelo ser humano, estando também relacionado a liberdade de escolha, conforme refere Aristóteles em sua obra, segundo este, o livre arbítrio é o causador dos comportamentos anti -éticos.
A postura definida pela Ford, revela a preocupação da empresa para com seus clientes, ou seja, gastando um puco mais, garantiu a segurança os usuários dos seus produtos, revelando a preocupação da empresa, em se posicionar no mercado de forma competitiva e numa relação baseada no respeito e integridade.
Nesta senda os critérios a propor seriam:
- Pautar pelo fornecimento de produtos/serviços, pautados na qualidade, profissionalismo e dentro das expectativas dos clientes;
- Evitar a associação a fornecedores desleais que enganam os seus clientes;
- Garantir a segurança dos clientes no manuseio dos produtos da empresa;
- Informar oportunamente problemas relacionados ao fornecimento do produto.
caso 2
Tendo como base o enunciado proposto, apresentaria os seguintes critérios:
- Assegurar a lealdade, respeito pelas expectativas e interesses dos clientes e de seus colaboradores;
- Garantir a empatia e compreensão nas interacções entre os diferentes grupos dentro da organização;
- Assegurar a igualdade de todos para que todos tenham as mesmas oportunidades;
- Garantir feedbacks interactivos sempre que necessário, garantindo assim, que os clientes ou clientes serão sempre ouvidos e respeitados.
caso 3
No caso descrito no exemplo, podemos assinalar o seguinte:
Nos dias que correm, é notória a grande repercussão que o tema de responsabilidade social tem ganho no mundo empresaria, contudo é na prática diária que funcionários e empresários que ela se efectiva. Agir de forma socialmente responsável exigem um compromisso do profissional com a ética no seu dia a dia.
Partindo do conceito de RS proposto pela comissão europeia, aonde: “a RS é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas”. (Fonte: Manual de apoio da disciplina), podemos assimilar que o hospital do caso proposto, não tem nenhum senso de responsabilidade social, ou seja:
- Os beneficiários dos seus serviços, são escolhidos pelo valor que podem pagar, sendo que aqueles que financeiramente não podem pagar, não serão atendidos;
- Um hospital socialmente responsável, teria uma postura baseada em socorrer, por se tratar de uma vida independentemente de poder pagar ou não.
Nos dias que correm temos vindo a ver a crescente preocupação das empresas modernas com a temática da responsabilidade social, isso porque os valores transmitidos por empresas que actuem de forma socialmente responsáveis, mostrando preocupação com o seu envolvente.
Assim, as empresas são impulsionadas a adoptar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas-sociedade.
Por isso, creio poder afirmar que é compatível sim a aplicação da responsabilidade social corporativa, com o objectivo empresarial de obtenção de benefícios de forma sustentada, pois uma política de responsabilidade asseguraria para a empresa, valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade.
Ou seja, existe uma grande preocupação nas pessoas em se associarem com empresas que actuem com responsabilidade e ética, e uma forma por exemplo da empresa passar para os seus stockholder seria criar um projecto que visasse atender pessoas carentes e sem condições de pagar, isso com certeza atrairia para o hospital uma imagem e com certeza uma vantagem em relação aos seus concorrentes.
caso 4
- Aspectos positivos e negativos relacionados a preservação do meio ambiente:
Adoptando o conceito impacto ambiental proposto por Thomaziello, (1999) que considera impacto ambiental acção modificadora causada em um ou mais atributos ambientais num dado espaço em decorrência de uma determinada actividade antropogénica. A existência ou não de impactos ambientais está directamente relacionada com o uso e ocupação da terra e sua escala de abrangência e magnitude estão relacionadas basicamente aos determinantes naturais e a forma como se dá a apropriação dos recursos naturais pelo homem.
...