Ciencia politica
Por: anjosgabriel • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Ciência Política
Curso: Gestão Pública
Professor: Prof. Luiz Henrique Milani Queriquelli
Nome do estudante: Gabriel Pereira dos Anjos
Data: 08/08/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Reflita sobre a seguinte afirmação:
A Idade Moderna representou um período em que os homens promoveram uma reinvenção não apenas das instituições políticas, mas também da própria natureza humana.
Retome os estudos que você realizou sobre Estado Moderno e Política, e – através de um texto dissertativo que tenha entre 15 e 30 linhas – contemple as seguintes tarefas:
1) Identifique, pelo menos, uma contribuição dada por cada um dos pensadores e por cada uma das revoluções estudadas: Revolução Gloriosa, John Locke, Montesquieu, Rousseau, Revolução Francesa, Primavera dos Povos, Stuart Mill e Karl Marx. (3 pontos)
2) Explique por que cada um destes eventos ou pensadores podem ser considerados responsáveis por suas respectivas contribuições. (3 pontos)
c) Faça uma pesquisa e indique de que maneira estas contribuições estão presentes na atual Constituição do Brasil. (4 pontos)
A politica para Montesquieu era caracterizada pela busca do equilíbrio entre a autoridade do poder e a liberdade do cidadão. Podemos citar como sua maior contribuição o combate ao abuso da autoridade com a separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Nossa constituição também tem os três poderes como base e prevê o crime de abuso de autoridade.
A Revolução Gloriosa foi uma revolução pacífica marcada pela supremacia do parlamento sobre a coroa. Jon Locke defendia que a organização das leis do estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais, a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Contribuindo assim para nossa constituição no que diz respeito aos nossos direitos humanos
Já com Rousseau podemos enfatizar a criação das assembleias populares. Essas assembleias representavam o poder executivo.
Nossa constituição atual prevê o júri popular, o qual tem os mesmos princípios básicos, para julgar alguns casos.
Stuart Mill defende a liberdade individual, sua estrutura de governo é baseada na economia.
A Revolução Francesa, baseada nos ideais de: liberdade, igualdade e fraternidade. Trouxe o povo efetivamente para o governo, significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais que passaram a ser respeitados. Mas essa revolução expandiu-se também pela Europa onde os revolucionários dos países europeus queriam libertar seus povos, o Brasil pode sentir seus efeitos na Revolução Praieira. Toda essa onda de revoluções ficou conhecida como Primavera dos Povos.
...