Competencias organizaçionais pesquisa
Por: reiferabh • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 990 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
FACULDADE PITAGÓRAS DE BELO HORIZONTE
DAVID ADRIANO ALMEIDA DOS SANTOS – 1299122324
DREISILA RODRIGUES DOS SANTOS – 6814004380
ELIZA SOARES DOS SANTOS – 6277224542
JESSICA SILVA CAMPINHO – 6814004463
PATRÍCIA CRISTINA C. NASCIMENTO – 6272231583
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
BELO HORIZONTE
2016
DAVID ADRIANO ALMEIDA DOS SANTOS – 1299122324
DREISILA RODRIGUES DOS SANTOS – 6814004380
ELIZA SOARES DOS SANTOS – 6277224542
JESSICA SILVA CAMPINHO – 6814004463
PATRÍCIA CRISTINA C. NASCIMENTO – 6272231583
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Trabalho apresentado à disciplina, Competências Profissionais de Administração do Pitagóras unidade Afonso Pena.
Professora Orientadora: Regina Oliveira
BELO HORIZONTE
2016
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências
Introdução
O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa, utilizando um questionário bem estruturado com perguntas claras e objetivas, para análise de comportamento das pessoas na Construtora Tenda.
Através do conhecimento adquirindo pelo estudo das Competências Organizacionais, observamos a necessidade de lidar com conflitos, sendo assim nosso grupo apresenta um relatório do comportamento dos colaboradores e líderes, e a diferença do desenho em que ambos distinguem a Inteligência Racional é inteligência emocional.
Desenvolvimento
A pesquisa foi realizada na Construtora Tenda em uma única unidade, nossa escolha se deu por ser uma empresa consolidada no mercado e ser uma das principais construtoras e incorporadoras do país focada em empreendimentos econômicos. Pensando nisso implementamos um questionário de 10 questões para uma amostra de 11 pessoas, sendo 1 coordenador, 2 supervisores e 8 colaboradores.
[pic 1]
Ao contrário do que sempre foi dito, a Inteligência Emocional é um grande aliado dentro e fora das organizações.
Outra questão questiona como os profissionais se comportavam em relação aos conflitos de opiniões, 99% dos entrevistados concordam que as pessoas escutam as opiniões de outras pessoas e respeitam, embora possam não concordar, enquanto apenas 1%, o supervisor concorda que as pessoas nem escutam as opiniões de outras pessoas. De acordo com o texto 1 de Competências profissionais e Inteligência Profissional, as pessoas raramente nos dizem em palavras aquilo que sente, porém, o sentimento não declarado interfere, sim, na tomada de decisão.
Os fatores que apontamos que influenciam os conflitos dentro da Construtora Tenda, a falta de flexibilidade 30%, entre os colaboradores é 20% entre os líderes, falta de resiliência, em segundo lugar com 20% entre os colaboradores e 10% entre os líderes, os outros 10% autocontrole é 10% comunicação entre os colaboradores, o fator de comunicação nem entrou nas pesquisas. É importante ressaltar que o indivíduo sem consciência de seus comportamentos, tem dificuldade em avaliar o impacto de suas atitudes aos demais. Esse colaborador ou líder costuma apresentar problemas comportamentais, o que é uma das principais causas de demissão.
Quando abordamos a pergunta se nas empresas em que trabalhou os assuntos importantes eram debatidos em equipe, 99% declararam que sim, é 1% que raramente. Desenvolver a Inteligência Emocional permite que as pessoas desenvolvam habilidades para desenvolver qualquer assunto, esses devem ser discutidos e analisados.
As competências que você mais valoriza nos empregados 40% dos colaboradores e 20% dos líderes responderam que a adaptabilidade enquanto criatividade 10% entre os líderes e 10 % entre os colaboradores, 10% motivação e 10% criatividade. Os líderes necessitam de ter competências desenvolvidas, pois depende do próprio resultado para que a organização sobreviva no mercado, mas também desenvolver motivação em seus liderados.
Como o gestor deve agir frente aos conflitos que acontecem no grupo de trabalho, de acordo com a opção qual seria a mais eficaz na sua equipe atual, 40% dos colaboradores e 30% dos líderes optaram por mediar, procurando amenizar o problema e não o ampliar, e 30% dos colaboradores responderam que conversar separadamente com cada um, e depois reunir as partes, para uma reunião seria a opção mais apropriada. De acordo com Gardner cada pessoa é habilidosa de diferentes formas, a capacidade de se relacionar e respeitar as diferenças resulta em Inteligência Emocional.
...