TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Por:   •  29/4/2015  •  Dissertação  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Quando se pensa em gerenciamento de projetos muitos pensam ser conceitos de difícil entendimento, por isso esse trabalho tem como finalidade apresentar o que é um Projeto, seus conceitos, fases, ciclo de vida e variáveis, e qual sua importância dentro de uma organização. Muitas das atividades realizadas dentro da organização são consideradas projetos, o que é necessário ser observado é se a atividade que está sendo executada tem início, meio e fim, se está estruturada de acordo com um Projeto, caso a atividade não tenha e a organização realiza a mesma com uma freqüência é considerada uma rotina.

O Que é um Projeto?

Segundo umas das maiores organizações de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo Project Management Institute PMI®, “Projeto é um empreendimento temporário realizado de forma progressiva, para criar um produto ou serviço único”.

Por terem características de temporalidade, um projeto deve ter início e fim pré-definidos, não necessariamente que sejam curtos ou longos, mas que se iniciem, evoluam e finalizem. Se por ventura o projeto não tiver fim ele não é considerado projeto e sim uma rotina.

O que é gestão de projetos?

O Gerenciamento de Projeto é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e, assim, melhor competir em seus mercados. Além dos objetivos estratégicos das empresas o gerenciamento de projetos está direcionado a implementação de escopos, dos recursos e dos requisitos mercadológicos.

Segundo Salles (2005) somente a partir de uma implementação bem sucedida do que foi definido no nível estratégico é que os resultados aparecem para as organizações.

Está cada vez mais comum visualizar as praticas de gestão de projetos nas diversas áreas empresariais, essas práticas auxiliam a gestão a minimizar a restrição as mudanças criadas pela estrutura convencional das empresas.

Ciclo de vida de um projeto

O ciclo de vida de um projeto são etapas a serem cumpridas desde a inicialização até o termino do projeto. O Gerente do Projeto pode dividir os projetos em fase para melhor controle em relação às operações da organização executora.

O Guia PMBoK, orienta os gerentes de projetos a seguirem um Grupo de 44 Processos, contendo 5 (cinco) fases identificadas a seguir:

• Fase de Inicialização: Fase inicial do projeto. Nessa fase missão e objetivos são definidos;

• Fase de Planejamento: responsável por identificar e selecionar estratégias do projeto detalhando tudo aquilo que será realizado, inclusive cronogramas;

• Fase de Execução: é a fase que materializa o que foi planejado anteriormente, qualquer erro que por ventura aconteceu nas fases anteriores nessa fase será identificado

• Fase de Monitoramento e Controle: ocorre paralelamente ao planejamento e execução do projeto. Objetivo e acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto;

• Fase de Encerramento: fase em que se tem uma avaliação através de auditoria externa ou interna.

Quais são as 3 variáveis principais na gestão de projetos? O que significa cada uma?

As três variáveis principais são:

• Escopo: O Escopo é a maneira como são descritos os limites do projeto. Ele define aquilo que o projeto irá entregar e o que não irá entregar contra-escopo. Analisando as razões pelas quais os projetos fracassam, encontram-se falhas no gerenciamento do escopo, causadas por ausência de tempo no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com