Competências Profissionais
Por: cassiaines • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.509 Palavras (15 Páginas) • 205 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO 3
2.1 Competências e habilidades de um administrador 3
2.2 Teorias administrativas 4
2.3 Aplicando os conceitos da teoria 5
3 ÉTICA 5
3.1 Modelo de gestão que preserva a ética e a qualidade 6
3.2 Como lidar com conflitos mantendo a conduta ética 6
4 A ESTRATÉGIA NA GESTÃO CORPORATIVA 8
4.1 Diferenças entre gerações 8
4.2 Plano de ação para implantar o aprendizado contínuo 8
5 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 9
5.1 Impactos da tecnologia 10
5.2 Aumentando a vantagem competitiva na empresa L.O.C.A.L. 11
5.2.1 Utilizando a ferramenta 5W2H 12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
A sociedade se encontra em constante transformação econômica, social e cultural, o que provoca um choque de gerações perante o avanço tecnológico e para se manter uma empresa no mercado é preciso inovar.
É indiscutível que em virtude das mudanças surgisse a necessidade de encontrar um modelo de gestão que proporcione o alinhamento organizacional.
O estudo de caso que será apresentado neste trabalho demonstra um fato cotidiano em que uma empresa que atua há décadas no mercado e está passando por uma reestruturação, vem enfrentando problemas de conflitos entre funcionários antigos e novos, ainda, gerando desmotivação.
É de fundamental importância que o líder identifique os pontos relevantes, relacionando o profissional com a atividade exercida para poder direcionar a gestão de pessoas baseado não somente em tendências, mas com ênfase na estratégia operacional.
A análise a ser realizada pelo líder está diretamente ligada às competências profissionais que incluem o relacionamento interpessoal, ética, conhecimento, equilíbrio profissional, entre outros que paralelamente serão suporte ao plano de ação imprescindível para as mudanças.
2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO
Segundo Aurélio (2004), em seu dicionário eletrônico, a palavra administração deriva do latim administratione e consiste no “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.)”.
A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível (CHIAVENATO, 2011, p. 4).
Neste contexto, no vídeo “A lição dos 5%”, de Max Gehringer, mostra que o ser humano aproveita apenas cinco por cento de tudo o que escuta, vê, fala, lê ou escreve diariamente, os 95% restantes são descartados. No trabalho, essa regra pode ser considerada válida, exceto quando o trabalho é absorvido na totalidade pela rotina, sem inovação.
2.1 Competências e habilidades de um administrador
Todo administrador precisa usar adequadamente seus conhecimentos e valores pessoais em busca do sucesso organizacional. Ele pode ser um diretor (nível institucional), um gerente (nível intermediário) ou supervisor (nível operacional), porém em quaisquer dos papéis o administrador assume responsabilidades; portanto, precisa estar bem preparado.
E como a base da administração é a busca por resultados, cabe ao administrador desenvolver algumas premissas básicas, denominadas competências: conhecimento, habilidades, julgamento e atitude.
FIGURA 1 – COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO ADMINISTRADOR
FONTE: Extraído e adaptado de Imagens Google.
Para Chiavenato (2011, p. 69) “as competências essenciais do administrador são duráveis e se estendem ao longo do tempo. No entanto elas se fundamentam em habilidades [...]”. Habilidades estas que correspondem há uma aptidão específica, ou seja, a capacidade intelectual do administrador.
Maximiano (2000, p. 41-42) define em três as habilidades (saber fazer) gerenciais:
1. Habilidades técnicas: utilizar os conhecimentos, os métodos e os equipamentos para realizar as tarefas compatíveis com o campo de atuação;
2. Habilidades humanas: corresponde à capacidade para trabalhar com pessoas;
3. Habilidades conceituais: consiste em compreender e lidar com a complexidade global da organização.
2.2 Teorias administrativas
O estudo da Administração é tratado pela Teoria Geral da Administração (TGA), a qual atravessou diversas fases através dos séculos e é enfatizada por diversas teorias, a saber:
QUADRO 1 – PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
TEORIA ÊNFASE FUNDADOR PRINCIPAIS ENFOQUES CRÍTICAS
Administração Científica Nas tarefas Frederick W. Taylor Organização racional. Enfoque analítico e concreto baseado na divisão do trabalho, na especialização, na padronização e no desenho de cargos e tarefas. Abordagem Mecanicista: “chão de fábrica”.
Teoria Clássica Na estrutura organizacional Henri Fayol Organização formal. Ênfase no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar. Mecanicista.
Teoria da Burocracia Na estrutura organizacional Max Weber Organização formal burocrática. Baseada na divisão do trabalho em hierarquias de autoridade, na impessoalidade, no relacionamento e profissionalização. Típico do sistema fechado (estático).
Teoria Estruturalista Na estrutura organizacional Pensadores estruturalistas: Amitai Etzioni e Max Weber Organização formal e informal. Adota princípios da teoria clássica e relações humanas. Foco na análise
...