Competências profissionais
Por: Benedito • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Competências Profissionais: nos dias de hoje estamos em constantes e inevitáveis mudanças uma delas ocorre no mercado de trabalho onde o profissional é obrigado a cada vez mais a se capacitar sem parar a cada momento, isso é, se o mesmo quiser garantir a sua sobrevivência.
Há uma coisa que sempre deve ser cogitada que é a clareza dos objetivos do que cada pessoa dentro de uma organização tem que alcançar ou até mesmo o que cada um pretende dentro dela e ainda pretende realizar em sua vida profissional de um modo geral.
Antes de qualquer tentativa de entrar no mercado de trabalho a pessoa deve saber primeiro aonde ela vai atuar e ainda de que ela vai viver para poder se preparar adequadamente para que o seu desempenho venha lhe garantir um retorno não somente financeiro, mas também no nível de conhecimentos e satisfação pessoal. Com competências definidas o profissional tem que ser capaz de enfrentar desafios de todos os tipos que se apresentem no cotidiano corporativo, ter uma visão global, motivação constante, conhecimentos técnicos excelentes e ainda por cima um excelente relacionamento interpessoal.
No mundo das empresas o indivíduo não pode se limitar a simplesmente a fazer o que está no contrato e tão pouco fazer o trabalho dos seus colegas, deve haver inovação para que o crescimento possa ocorrer de maneira sólida e clara, a pessoa tem que ter um diferencial (possuir uma habilidade que a maioria não possui), sempre enxergar além de seu horizonte e perceber que oportunidades boas realmente aparecem poucas vezes e deve ser aproveitadas.
A comunicação é uma atribuição que não pode faltar de maneira nenhuma no profissional, pois a clareza na mensagem que é passada viabiliza uma grande execução de tarefas, e no que diz respeito ao mundo empresarial gera um rendimento de alto nível para quem está envolvido diretamente e indiretamente no processo.
A liderança é uma virtude que também de forma alguma pode faltar no colaborador que deseja atingir altos patamares dentro de um ambiente de trabalho, mandar uma equipe realizar um determinado processo é fácil, porém, saber motivar, fazer os comandados entenderem que o trabalho pode gerar ótimos resultados a nível pessoal, isso não são coisas que se faz sem ter conhecimentos de cada elemento de sua equipe entendendo as limitações, anseios e pontos fortes.
Definir, planejar, organizar, medir e ainda definir metas para trilhar um caminho de lucratividade é sem sombra de dúvidas um conjunto de fatores que ajudam não somente uma empresa mais também a cada profissional enxergar um horizonte no tange trabalho oportunidades para uma vida organizacional prospera e cheia de realizações de um modo geral, e com isso funcionário, empresa, sócios e a sociedade em um todo saem beneficiados.
...