Conceito de gestão financeira e orçamento empresarial
Artigo: Conceito de gestão financeira e orçamento empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lana15hta • 2/11/2014 • Artigo • 691 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
1 - GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A gestão financeira proporciona aos empresários a melhorar os resultados na sua gestão. Essa grande ferramenta promove o desenvolvimento de competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras para uma eficiênte tomada de decisões.
O orçamento empresarial é a representação efetiva de uma estratégia da empresa indispensável para uma boa gestão.
Sendo também o ato de planejar e estimar os ganhos, gastos e investimentos que a empresa terá em um período futuro, de 1 a 3 anos dependendo do ramo de investimentos e atuação da empresa. Pois seu principal objetivo é estabelecer metas e alcançar seus objetivos, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessario.
1.1 - CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
Gestão financeira conciste à um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa. Visando alcançar os resultados almejados, tanto econômicos e financeiros que são decorrentes das atividades operacionais. Essas atividades são necessárias na empresa, pois integra todas as tarefas ligada a obtençã, utilização e controle de recursos financeiros.
Aplicando-se de forma criteriosa os recursos financeiros da empresa, viabilizando a verificação dos investimentos.
1.2 - GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA
A gestão financeira é um fator essencial para o sucesso do negócio. E o fluxo de caixa é uma ferramenta muito utilizada na administração financeira empresarial, no qual auxilia na tomada de decisões melhorando o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa.
Com uma montagem simples e atenções diárias o fluxo de caixa regitra movimentações da empresa, tais como: entrada e saída, venda à vista, recebimentos , pagamentos de fornecedores, salários, aluguéis, impostos, pagamentos de funcionários entre outros.
Esses procedimentos são fáceis, mas exigem um certo conhecimento em contabilidade e finanças, além de muita organização.
1.3 - PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS
Existem vários métodos para avaliar as decisões de investimentos.
O mais importante é saber administrar exigindo uma análise profunda e constante.
As áreas de decisões financeiras envolvem o conjunto de atividades sob responsabilidade do administrador financeiro, e a gestão dos recursos da empresa que são objetivos da função financeira com o objetivo de atingir a meta da adminstração financeira.
Gerenciar os investimentos é de suma importância para o bom desenvolvimento dos négócios. O plano de investimentos é decorrente da etapa de montagem do plano estratégico.
Portanto as principais decisões financeiras são as decisões de investimento e de financiamento. A decisão de investimento está identificada diretamente nas demonstrações financeira como Ativo. E a decisão de financiamento como Passivo.
1.4 - RISCO E RETORNO
De acordo com as experiências adquiridas
...