Contrato Psicológico
Por: thalissongomes95 • 17/8/2018 • Projeto de pesquisa • 330 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Alunos: Carla Vanessa, Luana Silva e Thálisson Gomes
Disciplina: Gestão de Recursos Humanos
Turma: 9° Período
Assunto: Contrato Psicológico
ATIVIDADE AVALIATIVA
1 – Quais aspectos considerados por cada parte (empresa - empregado) que podem levá-los a quebrar o contrato psicológico?
Quando há a quebra de contrato como o contrato psicológico, que a consequência por parte do empregador ao perceber que o contrato não está sendo seguido, é rotatividade. Por parte do empregado pode haver a perda da confiança na organização, possíveis negligências e uma saída voluntária da organização.
Rousseau (1995) aponta que quando existe uma percepção que a organização não cumpriu as suas promessas, se configura uma quebra do contrato psicológico, que é definida pela percepção do empregado de que ele recebeu menos do que foi prometido, criando assim uma percepção de desequilíbrio, uma discrepância entre o que é prometido e o que é cumprido, podendo levar a algumas expectativas não confirmadas, a perda da confiança e insatisfação com o trabalho.
2 – Quais as consequências para cada parte decorrentes do não cumprimento do contrato psicológico?
As percepções de incumprimento do contrato psicológico exercem um profundo impacto nas atitudes dos colaboradores, e consequentemente os reflexos deverão ser suportados pelas organizações reduzem a confiança dos colaboradores, a satisfação profissional e as intenções de nela permanecer. Portanto, para dimensionar a intensidade desses efeitos negativos, tanto para a organização quanto para os colaboradores, é imperioso que se entenda as condições em que o incumprimento do contrato psicológico possa causar.
3 – Quais as sugestão para a viabilidade e manutenção do bom andamento deste “Contrato” por ambas as partes?
Para um bom andamento do contrato psicológico é necessário a insegurança uma vez que engloba questão relacionadas empregado/empregador. As pesquisas precedentes sugerem que os trabalhadores procuram manter a equidade entre os custos e benefícios de sua relação com a organização (ADAMS, 1965). O ponto central do contrato psicológico é a crença em que o empregador cumprirá com suas obrigações e fornecerá um ambiente propício para o desenvolvimento da atividade profissional.
...