Cosmotec
Por: LucineiaWe • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 439 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem por objetivo apresentar o estudo de caso da empresa Cosmotec especialidades quimícas Ltda, demonstrando os desafios e as potencialidades que a mesma enfrenta ao longo dos anos de sua existência. O estudo se envolve na análise de gestão do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de careira que a organização tem adotado no negócio, mesmo com as dificuldades enfrentadas desde sua criação.
Competência é um saber agir responsável e reconecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agregem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
A gestão por competências está dentro de todas as áreas de trabalho de gestão de pessoas na organização, onde fazemos recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento por competências, remuneração por competências e a avaliação de desempenho por competências, esse novo modelo de gestão por competências que vem crescendo no meio empresarial, os empresários constararam que a vantagem competitiva da organização reside nas competências que garantem o sucesso de produtos e serviços.
Nesse conjunto é raro haver tentativas de saber quais são os modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma firme, o desenvolvimento organizacional.
E é nesse momento que a gestão por competências aparece como alternativa aos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizações como um modelo com capacidade para elevar os resultados pretendidos pelos empresários.
3.1.4 Sim, pois o novo funcionário quando é integrado na empresa passa por um programa de integração, sendo que o mesmo permite conhecer as normas da empresa. A responsável pelo setor de Recursos Humanos apresenta o manual de de integração com direitos e deveres do colaborador, apresenta o manual sobre responsabilidade social, fala sobre as regras ISO 9001. O novo funcionário seja qual for o cargo assistem a um vídeo em que todos os departamentos se apresentam.
3.2.2 A empresa teve que improvisar para suprir as necessidades. A seguir estão descritos três situações que foi preciso improvisar:
- A Farmácia de manipulação foi instalada ao lado do Hospital São Paulo, na capital paulista. Para chamar a atenção dos clientes, a fachada tinha uma placa com o nome da farmácia, era uma casinha que havia passado por uma reforma mas que na verdade não tinha cara de farmácia.
- Eles não tinham equipamentos básicos como destilador de água, que é essencial para um laboratório de manipulação. A água destilada era suprida pelo office-boy Sidemar, que se encarregava de comprar semanalmente a quantidade de 10 litros de água destilada no bairro da Lapa (ele se deslocava de onibus).
- O telefone eles também não tinham. A farmácia utilizava um sistema de telemensagens. Quando um cliente precisava de algum produto entrava em contato através de um bip e retornávamos do orelhão da esquina.
3.2.3 A Galena sofreu muitas condições financeiras para divulgar sua marca no mercado. A Galena não tinha impressos próprios para fazer cotações e nem acesso ao crédito para investir em seu negócio. Mas essas limitações foram resolvidas facilmente, os impressos foram feitos de maneira artesanal por Marly, e as compras da Galena vieram da limitada linha de crédito que a Millenium disputa.
...