Cultura Centralizadora para uma visão sistêmica de gestão de processos
Por: Duduzinho Roleplays • 1/5/2018 • Resenha • 945 Palavras (4 Páginas) • 545 Visualizações
Segundo Sobral (2013, p. 14) “um dos recursos mais importantes em todas as organizações são as pessoas.”. Dessa forma, a implementação de políticas e procedimentos que regulam as relações da organização com seus membros pode alinhar os objetivos da empresa com os objetivos individuais. A Natura foi capaz de analisar a mudança no mercado, organizar o trabalho e atualizar seus processos para aumentar a produtividade da empresa junto à seus colaboradores.
“De cultura centralizadora para uma visão sistêmica de gestão por processos. Essa foi a transformação necessária para que a Natura continuasse crescendo financeira e regionalmente. Com uma estrutura muito concentrada em São Paulo, a Natura precisou se reestruturar para expandir os negócios para outras regiões do Brasil e até outros países.“
A empresa entendeu que para que houvesse uma melhora eficaz no planejamento de produção era necessário uma mudança estratégica na sua filosofia de gestão. Como citado no texto:
“Foi em 2007 que a empresa percebeu a importância de mudar sua gestão e cultura. No ano seguinte, implantou as unidades regionais do Norte e Nordeste, para começar a atender às suas demandas específicas. Na “gestão por processo”, a Natura passou a trabalhar também com unidades de negócios, distribuindo poder e autoridade para as pontas da cadeia de produção. “Antes, os diretores de unidades não tinham responsabilidade sobre o rendimento. Quando um produto novo esgotava por excesso de demanda, eles encaravam como sucesso. Hoje, eles precisam planejar melhor suas ações, pois são responsáveis pela lucratividade desse produto e não podem deixar que ele fique em falta”, diz.”
Com essa nova visão, foi possível aumentar a produção de produtos Natura trazendo satisfação para o cliente, que teve sua demanda atendida e lucratividade para a empresa, que vendeu mais do que o rendimento estabelecido inicialmente. Portanto é pensando com eficácia, ou seja, maximizando a realização dos objetivos que se obtém sucesso nos resultados. A mudança no processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, controle e administração de estoque, nesse caso, fez toda a diferença para a empresa de cosméticos.
“Com uma organização mais complexa, a Natura usou a gestão por processo para tornar a administração mais leve, criando uma estrutura que envolve todos os integrantes da companhia.”
Pode-se afirmar que essa estrutura assegurou o sucesso da empresa, pois houve uma integração dos administradores nos níveis hierárquicos. Cada nível com sua função, porém interligados.
“No primeiro nível estão os patrocinadores, que são presidência, vice-presidência e conselho. Sem o apoio deles, a mudança da cultura da empresa não ocorre.
Além do “patrocínio” da diretoria, a Natura também separou um “comitê de processos”, responsável por discutir as evoluções do novo modelo e como podem guiar essa implantação da melhor forma possível. Na empresa, esse grupo se reúne todo mês e é composto por dois vice-presidentes, representantes das operações internacionais e dois conselheiros de implementação.”
Nesse parágrafo encontra-se o nível estratégico, onde definem os objetivos, como devem ser feitos e quem pode fazer, desenvolvendo as estratégias.
(SOBRAL, 2013, p. 7) O nível estratégico é o mais elevado da hierarquia organizacional e é composto pelos administradores de topo [...]. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. São igualmente responsáveis pela interação entre a organização e seu ambiente externo.
“No próximo nível estão os “donos de processos”, que têm responsabilidade e autoridade sobre seus processos. Em uma escala centralizada, eles fazem papel dos diretores, que têm a função de garantir a execução, o alcance e a superação dos resultados dos processos. Na Natura, suas reuniões são trimestrais.”
Esse nível é chamado de tático, uma vez que os “donos de processos” dirigem os membros da organização, motivando-os
...