Cultura Organizacional
Por: Luciana Cavalcante • 26/4/2016 • Dissertação • 383 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Atividade: Cultura Organizacional como Fator de Dominação e Poder
Conceitualmente, de acordo com a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras, correspondendo ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.
Existem diversos conceitos de Cultura Organizacional e muitos deles trazem, reconhecidamente, dimensões ou elementos culturais, tais como:
- Valores organizacionais: referem-se à filosofia e visão compartilhada da empresa;
- Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem;
- Heróis organizacionais: São modelos personificados do sistema de valores culturais e que definem o conceito de sucesso na organização, estabelecendo um padrão de desempenho e motivando os integrantes da empresa;
- Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.
As culturas organizacionais podem ser classificadas, ainda, como “Culturas Conservadoras”, que são mais rígidas e difíceis de serem mudadas, estando voltadas para o conservadorismo e a manutenção do status quo; e como “Culturas Adaptativas”, mais flexíveis e orientadas para a mudança e a inovação, sendo o modelo ideal para o atual mundo globalizado que vive em constante transformação. Contudo, tal flexibilidade deve acompanhar certa estabilidade, a fim de que as pessoas se sintam seguras em relação ao padrão de comportamento desejável.
Tendo em vista o exposto, é possível analisar que constituir uma forte determinante da motivação na organização; atribuir um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros; Incentivar o empenhamento das pessoas e guiar e modelar o comportamento das pessoas são alguns pontos que servem de base para corroborar com o papel consolidado da cultura organizacional como uma poderosa ferramenta de dominação, através da relevância que ela possui dentro de uma organização.
...