Cultura Organizacional
Por: Daniéla Marian • 29/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 246 Visualizações
CULTURA ORGANIZACIONAL
Alessandra Kreusch, Daniéla Marian, Ketlyn Karolyne Kreusch e Viviane Beppler¹.
Elias Sieves².
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos de Cultura Organizacional, níveis de cultura, características, como emergem em novos grupos, relação entre cultura organizacional e liderança, as dez etapas culturais.
Cultura organizacional são a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.
Palavras-chave: Cultura Organizacional, Liderança, Antropologia.
- INTRODUÇÃO
Quando se fala em Cultura Organizacional é preciso tomar cuidado para não confundir com o conceito dicionarizado do termo “cultura”. Este significa tanto um requinte de comportamento e senso crítico apurado, como também a coleção de conhecimentos, religiões, costumes, padrões de comportamento que foram adquiridos e são transmitidos por um grupo social. No entanto, quando se trata da cultura no âmbito das organizações, está se referindo a todos os aspectos do modo de vida organizacional.
A conceituação de Cultura Organizacional pode seguir duas vertentes. Alguns autores defendem que empresas, igrejas, entidades públicas, etc. possuem uma cultura que é mutável com o passar do tempo. Dessa forma, ela poderia ser considerada uma característica da organização. Por outro lado, há autores que acreditam que as organizações não apresentam uma cultura. Para eles, o que ocorre é a expressão da cultura dos membros da organização.
Tendo essas duas vertentes em mente, podemos entender a Cultura Organizacional ou Cultura Corporativa como o modo de vida das organizações notado em seus aspectos mais amplos. É o conjunto dos hábitos, sistema de crenças e valores, a forma de interação e relacionamento convencionada como certa pela organização. É todo o sistema de significados compartilhado pelo grupo organizacional que o faz se distinguir dos demais.
Independente como se interpreta a Cultura Organizacional, ela pode ser notada pela linguagem, imagens, símbolos, mitos e histórias, rituais e cerimônias, hábitos e valores que permeiam as empresas. Também é possível notá-la na arquitetura, móveis, espaço físico, decoração, etc. (SHEIN). É possível dizer que toda Cultura Organizacional apresenta aspectos formais e explícitos (visíveis) e aspectos informais e ocultos. Geralmente, os primeiros são orientados para a operação e tarefa, e os segundos são afetivos e emocionais, orientados para os aspectos sociais e psicológicos.
- CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura è uma abstração, embora as forcas que são criadas em situações sociais e organizacionais que dela derivam sejam poderosas.
Exemplos de conceito de cultura para ajudar a clarear situações organizacionais:
Na Digital Equipment Corporation (DEC), foi chamado um consultor para ajudar um grupo gerencial a melhorar a comunicação, os relacionamentos interpessoais e a tomada de decisão. Depois de vários meses, o consultor fez muitas sugestões sobre como ouvir melhor, interromper menos, conhecer os efeitos negativos potenciais da emoção excessiva e do conflito, a necessidade de reduzir o nível de frustração e a cumprir a ordem dos itens agendados. Entretanto, o padrão básico não mudou.
Conclusão do exemplo: O grupo assumiu que o que eles estavam fazendo era descobrir a verdade e, nesse contexto, era relativamente sem importância serem educados uns com os outros.
Outro Exemplo: A Amoco, grande empresa petrolífera que posteriormente fundiu-se com a British Petroleum (BP), decidiu centralizar todas as suas funções de engenharia em uma única unidade de serviços. Antes os engenheiros, faziam parte regular dos projetos, agora passaram a vender seus serviços ao cliente que seriam cobrados por esses serviços. Os engenheiros resistiram violentamente e muitos ameaçaram sair da organização. O consultor foi inabeil em reorganizar a unidade de negócios de engenharia para atender as novas exigências da empresa.
Conclusão do exemplo: Na Amoco, estavam habituados a ter as pessoas solicitando os serviços e não tinham um bom modelo de papel sobre como vender o seu trabalho.
CULTURA: Uma abstração empiricamente baseada
A cultura como conceito tem uma historia longa e diversificada. Ela e muito usada pelos advogados como uma palavra para indicar sofisticação, como quando dizemos que alguém e muito “culto”. Também tem sido usada pelos antropólogos para referir-se aos costumes e rituais que as sociedades desenvolvem no curso de sua historia. Nas ultimas décadas, tem sido usada por alguns pesquisadores organizacionais e gerentes.
- NÍVEIS DE CULTURA
-Artefatos
-Crenças e valores expostos
-Suposições Básicas
ARTEFATOS: Na superfície, esta o nível dos artefatos, que inclui todos os fenômenos que alguém vê, ouve e sente quando encontra um novo grupo com uma cultura não familiar. Os artefatos incluem os produtos visíveis do grupo, como a arquitetura de seu ambiente físico; sua linguagem; sua tecnologia e produtos; suas criações artísticas; seus estilos incorporados no vestuário e assim por diante.
CRENCAS E VALORES ASSUMIDOS: Qualquer grupo reflete as crenças e os valores originais de alguém seu sentido do que deve ser, que e diferente do que e. Quando um grupo e criado ou quando, enfrenta uma nova tarefa, questão ou problema, a primeira solução proposta para lidar com ele reflete algumas suposições próprias do individuo sobre o que e certo ou errado, o que funcionara ou não funcionara.
Por exemplo: Em uma empresa jovem, se as vendas começaram a declinar, uma gerente pode dizer: “Devemos aumentar a propaganda”, em razão de sua crença de que a propaganda sempre aumenta as vendas.
SUPOSICOES FUNDAMENTAIS BASICAS: Quando a solução de um problema funciona repetidamente, passamos à aceita-la como verdadeira. O que era uma hipótese, apoiada apenas por uma intuição ou valor, gradualmente, passa a ser tratado como realidade. Acreditaremos que a natureza realmente funciona dessa maneira
Conclusão: Liderança e a fonte das crenças e valores que levam um grupo a lidar com seus problemas internos e externos. Se o que o líder propõe funciona e continua a funcionar, os que antes eram apenas as suposições do líder gradualmente passam a serem suposições compartilhadas.
...