Cultura e Mudança Organizacional
Por: Giselli Thomaz • 9/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 361 Visualizações
Atividade 2 – Cultura e Comportamento Organizacional
Questão 1:
Conceitos relacionados ao taylorismo.
Taylor desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.
Fonte de pesquisa:
FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Taylorismo e Fordismo"; Brasil Escola. Disponível em
Conceitos relacionados ao fayolismo:
Fayol foi um dos principais personagens da Teoria Clássica da Administração. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por Fayol foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como gestão administrativa ou processo administrativo, no qual, pela primeira vez se falou em administração como disciplina e profissão. A definição da escola do processo administrativo baseia-se no conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. Essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções.
Fonte de pesquisa:
Portal Administração. Henri Fayol e o Processo Administrativo. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/01/fayol-e-processo-administrativo.html>. Acesso em fevereiro/2016
Conceitos relacionados à organização burocrática:
As organizações burocráticas também podem ser chamadas de organizações ou de burocracias. Isso significa que, quanto mais um sistema social é organizado, mais se aproxima do modelo ideal da organização burocrática. Um sistema social é ou não uma organização na medida em que é burocraticamente organizado.
Max Weber foi o primeiro a estudar as organizações burocráticas. Assim, podemos adotar uma definição curta e diremos que uma organização burocrática é um sistema racional, ou um sistema social em que a divisão do trabalho é racionalmente realizada tendo em vista os fins visados. O gênero próximo é o fato de a organização ser um tipo de sistema social, de conjunto de indivíduos que mantem entre si relações sociais.
Identificar traços e influências do taylorismo presentes na organização pública contemporânea:
Organização hierarquizada e sistematizada, com divisão de tarefas dentro da organização com o objetivo de obter o máximo rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade;
Identificar traços e influências do fayolismo presentes na organização pública contemporânea:
Fayol teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da administração como ciência.
Ajudou a desenvolver e divulgar conceitos inovadores, como por exemplo, a divisão do trabalho e a divisão das funções administrativas.
A administração se distribui por todos os níveis hierárquicos com ênfase na estrutura da organização e nas cinco funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Identificar traços e influências da organização burocrática, presentes na organização pública contemporânea:
A burocracia apoia-se em competências oficiais, ordenadas por leis ou regulamentos administrativos que são instituídos por autoridades ou organizações burocráticas. Observa-se, nesse contexto: uma distribuição de atividades e poderes que visa à execução regular e contínua de certos fins, uma hierarquia de cargos que ordena sistemas de mando e subordinação, registros sob a forma de documentos, o emprego pleno da força de trabalho dos funcionários em atividades antes consideradas acessórias e, por fim, a administração do corpo funcional segundo regras que podem ser transmitidas e, assim, colocadas sob controle de parte desse próprio grupo.
Relacionar os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional:
A administração burocrática reflete os princípios da dominação racional-legal e, como modelo de gestão, pôde contrapor-se a um dos vícios da administração patrimonial: a arbitrariedade. Concebida para promover a impessoalidade e a eficiência, ela revelou, com o tempo, suas limitações. A impessoalidade converteu-se em indiferença e os interesses da elite burocrática foram colocados à frente das demandas dos cidadãos (esse desvio denomina-se fisiologismo). A eficiência foi subvertida e transformou-se em morosidade e formalismo. Justamente por isso, “burocracia” sugere, hoje, o inverso do que designava quando foi concebida.
Fonte de pesquisa:
SANABIO, Marcos Tanure, Gilmar José dos Santos, Marcus Vinicius David Administração pública contemporânea: política, democracia e gestão. – Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013. 246 p.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Introdução à Organização Burocrática. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2004/04.a_organizacao_burocratica.pdf. Acesso em fevereiro/2016.
Questão 2:
Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).
...