Curso Superior De Tecnologia Gestão da Produção Industrial
Por: michele de souza • 7/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.563 Palavras (7 Páginas) • 410 Visualizações
[pic 1] Faculdade Pitágoras de Jundiaí
Curso Superior De Tecnologia Gestão da Produção Industrial
Prof. ISABELA
LOGISTICA
E A CADEIA DE SUPRIMENTOS
ZULEICA COSTA
MICHELE SOUZA
VALDEIR ANTUNES
Jundiaí
2016
[pic 2] Faculdade Pitágoras de Jundiaí
Curso Superior De Tecnologia Gestão da Produção Industrial
CASO
FUNDIÇÃO RIO NEGRO
Jundiaí
2016
RESUMO
A Fundição Rio Negro é uma empresa cujo ramo de atividade é a produção e venda de equipamentos e maquinarias para fundição, sendo uma empresa de médio porte constituída por:
Alberto dos Santos Novaes - Diretor Presidente é uma pessoa completamente desinteressada dos problemas da empresa que ficam a cargo dos outros diretores e apesar de ser acionista majoritário não se preocupa com nada além das finanças da empresa e seu status social.
Júlio Siqueira Santos – Diretor Comercial é encarregado das vendas, comissões e vendedores. Seu interesse é nos custos dos equipamentos, peças e acessórios para que possa montar os preços e as comissões.
Marcos Roberto Magalhães – Diretor Industrial voltado totalmente para produção é preocupado com a empresa, supervisiona seus funcionários, a fabrica e ao que se refere ao trabalho de produção. Por ser uma empresa média a logística esta incluída nesse setor sob esse comando.
A empresa fabrica equipamentos padronizados para fundição através da produção em serie, embora fabrique também equipamentos diferenciados sob encomenda, de acordo com as especificações exigidas pelo cliente, sendo exclusiva nos pais na fabricação desses produtos.
A produção em série é um modelo produtivo em que se fabricam elevadas quantidades de produtos semelhantes à custa de máquinas e de trabalho padronizado, aproveitando-se economias de escala.
Para que A Fundição Rio Negro continue operando e mantenha seu nome e lugar no mercado foi preciso passar por uma reformulação, foi necessário uma reunião de planejamento e controle e para feedbacks em todas as áreas informando a situação da empresa e o que precisava ser feito para mudar. E Para dar continuidade é necessário que haja entrosamento de todas as áreas cada um cumprindo o seu papel e cobrando dos subordinados os resultados.
INTRODUÇÃO
O Tema abordado é a organização e a cadeia de suprimentos da Fundição Rio Negro.
O estudo tem como objetivo mostrar a estrutura da cadeia de suprimentos: planejamento, compra ,estoque de matéria prima.
Houve a necessidade de mudanças na organização, no comando e criação de novos cargos, mudando assim o organograma da empresa.
Com a crise financeira e a necessidade de continuar no mercado. A organização da cadeia de suprimentos, o entrosamento das áreas e as novas técnicas aplicadas foram de grande importância para empresa. Assim foi possível proporcionar um melhor desempenho produtivo, reduzir custos, cumprir prazos, garantir a produção e a qualidade do produto.
1-O CASO FUNDIÇÃO RIO NEGRO
1.1-Analise do Caso, Matriz SWOT.
Forcas
- Produz e vende equipamentos padronizados e diferenciados sob encomenda
- Exclusiva na fabricação desses produtos
- Entrega imediata, pois a produção é empurrada.
- Tem aceitação
Fraquezas
- Mão de obra pouco capacitada
- Funcionários precisam de treinamento
- Falta interesse da administração
- Não há planejamento ou controle pelo departamento de compras.
A gestão dessas áreas está na mão de profissionais despreparados e pouco interessados na resolução dos problemas.
- Não há um departamento técnico gerando vários problemas aos demais setores.
- Não há planejamento técnico
- Possui diversos erros de organização. Não há respeito com os funcionários não há garantia de igualdade. Ex Manter profissional só por amizade
Ameaças
- Crise financeira dos pais
Oportunidades
- Com a crise no país o modelo de produção pode ser repensado.
- Vantagem competitiva já que o momento não é seguro para novos investidores.
- Uma nova estratégia pode ser implantada, havendo tempo para treinamento de pessoal e reformulação da empresa.
2-PLANEJAMENTO
[pic 3]
Para que A Fundição Rio Negro possa continuar operando e mantenha seu nome e lugar no mercado e preciso passar por uma reformulação para isso foi necessário uma reunião de planejamento e controle e para feedbacks em todas as áreas informando a situação da empresa e o que precisa ser feito para mudar. Para dar continuidade é necessário que haja entrosamento de todas as áreas cada um cumprindo o seu papel e cobrando dos subordinados os resultados.
Os setores da empresa devem ser guiados, para obter um resultado em comum, que é a recuperação do mercado e conservação de seus clientes ativos. Portanto o departamento técnico e de compras devem ter profissionais treinados.
- O diretor presidente continua no cargo. Sendo afastando continua recebendo, isso gera custos. Ele deve mudar e se interessar pela empresa cobrar resultados, ter controle e certificação que o trabalho esta sendo feito e fazer parte do planejamento junto com os outros diretores.
- O diretor Comercial continua no cargo. Ele deve se relacionar com as outras áreas para que haja controle na compra de matéria prima, na produção e estoque de acordo com as vendas e não só com as comissões porque se não houver produção não há comissão.
- O Diretor industrial continua no cargo, já é uma pessoa voltada totalmente para a produção, preocupado com a empresa, supervisiona seus funcionários, a fábrica e ao que se refere à produção. Não será mais responsável pela logística.
Serão criados novos departamentos:
- O gerente de compras será desligado por falta de comprometimento.
- Será contratado um novo gerente de compras para controle e planejamento da área.
- A Direção Logística para melhor entrosamento entre as áreas.
- Sendo responsáveis pelas áreas de planejamento, compras e estoques.
- Direção administrativa, para comandar as áreas de RH, financeira.
- Gerencia de operações. Para cuidar da parte técnica.
- Departamentos de compras e marketing.
Com essas mudanças e novos cargos esperamos um desempenho melhor dos departamentos, que não serão sobrecarregados com problemas de outros setores, podendo exercer melhor cada função e compartilhar as informações.
2.1-ORGANOGRAMA
[pic 4]
3-CADEIA DE SUPRIMENTOS.
...