Curso Superior de Tecnologia em Logística
Por: AntonioWesley10 • 17/4/2017 • Resenha • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS GAMA[pic 1]
Curso Superior de Tecnologia em Logística
ANTONIO WESLEY RODRIGUES MORAES
O QUE É LOGÍSTICA E QUAL SUA FUNÇÃO.
BRASÍLIA - DF
2017
ANTONIO WESLEY RODRIGUES MORAES
O QUE É LOGÍSTICA E QUAL SUA FUNÇÃO.
Trabalho apresentado do curso do curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal De Brasília - Campus Gama.
Orientador: Gabriel Castelo Branco
BRASÍLIA - DF
2017
RESUMO: O trabalho vem apresentar um estudo sobre a logística, desde os primórdios a pratica de mercadorias na agricultura por escambo, na chegada a 1ª e 2ª Guerra Mundial onde teve ênfase as questões bélicas, para mantimentos de recursos e manutenção das tropas, até evolução da logística pós Guerra. Tratamos também, do que a logística se tornou e de onde vem o nome, o que a logística faz é, quais os benefícios para a sociedade. Pra que serve e, quais a suas finalidades a respeito da logística no país, como ela e vista e sua importâncias, o que se pode esperar e o que seria necessário para que se possa tornar uma logística funcional como previsto por muitos estudiosos nos dias atuais.
PALAVRA-CHAVE: Evolução da logística; o que a logística faz; suas finalidades.
METODOLOGIA
Método de pesquisa utilizado neste trabalho, por meio de analise literária, onde foi realizado um levantamento bibliográfico por meios de sites, livros e artigos acadêmicos já existentes por bancos de dados. Após a recuperação de alguns matérias, foi elaborado a fase da construção do texto para expor a ideia.
O QUE É LOGÍSTICA E SUA EVOLUÇÃO
Significado da palavra logística de acordo com a língua portuguesa com acordo ortográfico:
lo.gís.ti.ca
logística (1)
luˈʒiʃtikɐ
nome feminino
1. HISTÓRIA designação da arte do cálculo prático, distinta da aritmética, entre os gregos do período clássico; ciência teórica dos números.
2. FILOSOFIA ciência que organiza um sistema de sinais ou de símbolos, decalcados sobre as formas do pensamento, e os combina segundo as regras que constituem a sua axiomática, abstraindo inteiramente de tais sinais ou símbolos; lógica simbólica, lógica algorítmica.
logística (2)
luˈʒiʃtikɐ
nome feminino
1. MILITAR ramo da ciência da guerra que estuda a organização e o funcionamento dos diferentes serviços (intendência, material, saúde, transportes, etc.) com os quais se dá satisfação a todas as necessidades de vida e de combate das tropas em campanha.
2. organização dos pormenores de uma operação ou de um processo.
Como referenciar: logística in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult.03-04- 2017 18:44:17]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/logística
ORIGEM
Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do Frances “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática1.
A logística existe desde os tempos antigos, com o abandono da vida nômade, o homem deu inicio as atividades produtivas e organizacionais. O cultivo do próprio alimento levou as comunidades primitivas a especializar a cultura de sobra, e onde a necessidade de consumo local. Com isso, houve um surgimento do escambo2(troca de mercadoria por trabalho), com comunidades vizinhas, onde surgiram algumas funções da logística: O estoque; a armazenagem e o transporte.
Contudo, foi nas operações militares que a logística ganhou seu grande destaque. Desde os tempos mais antigos, durantes as guerras, os confrontos armados demandaram grandes deslocamentos de soldados para cobrir territórios. Com isso, surgiram à necessidade de suprir as tropas com armas, munições, comidas e remédios. Era necessária uma complexa organização logística que aperfeiçoava espaço e tempo, foram onde surgiram as principais estratégias que definiria a guerra.
Na década dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, os conceitos de logística foram mais utilizados pelas forças armadas para atender o fornecimento e aquisição de materiais tal como, armas munições entre outros, com o objetivo de finalidade e combate na época.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma revolução para os países europeus destruídos, teve como base a reprodução do modelo de produção em massa no seu desenvolvimento. A construção de fabricas de peças intercambiáveis e a facilidade de junta-las entre si, tornando possível a implementação de linhas de montagens e tarefas de ajustes completos. Com esse ajuste provocou um a nova reforma de organização, impulsionando cada vez mais o desenvolvimento da logística no ramo empresarial.
O QUE A LOGÍSTICA FAZ?
É a parte da Gestão de Cadeia de Abastecimento (supply chain menagement), que controla, planeja e implementa o armazenamento de mátrias-prima e produtos acabados, desde o ponte de origem ao ponte de consumo, atendendo as necessidades dos clientes3. Atualmente, o autor define logística de uma forma mais completa:
A logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidos. Em outras palavras, busca atingir os seguintes objetivos: cumprimento dos prazos de entrega; redução de custo; integração entre os diversos setores da empresa; manutenção de relacionamento com clientes e fornecedores4. (GONÇALVES; MARINS, 2005, p. 2).
...