Curso de Tecnologia em Gestão Pública
Por: kelly loyanne de brito • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.681 Palavras (11 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Pública
POLO: Uberlândia
ACADÊMICO: Kelly Brito – RA:
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
UBERLÂNDIA-MG
NOVEMBRO/2017
ACADÊMICO: Kelly Brito – RA:
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cinta
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
UBERÂNDIA-MG
NOVEMBRO/2017
RESUMO
Mário Spaniol fundador do curtume CouroQuímica, em 1993cria a empresa Carmen Steffens, uma grife brasileira hoje conhecida mundialmente no ramo de bolsa, sapatos de couro e vestuário. Logo esse presente trabalho tem por objetivo analisar as políticas socioambiental da empresa CouroQuímica/Carmen Steffens, e apresentar proposta de melhorias à mesma, uma vez que o ramo de couros apresenta um alto impacto negativo ao meio ambiente. Um dos desafios deste trabalho está exatamente relacionado ás proposta de melhorias a serem proposta a uma empresa, que já busca se enquadrar ao perfil de empresa sustentável, procurando o que a de mais inovador no mercado, participando de fóruns sobre o tema.
Palavras-Chave: Sustentabilidade. Carmens Steffens. Curtume, Couro.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL) 5
2.1 Analise da política socioambiental 5
2.2 Propostas de melhorias 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAS 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade analisar as políticas socioambiental da empresa CouroQuímica/Carmen Steffens, e apresentar proposta de melhorias à mesma, uma vez que o ramo de couros apresenta um alto impacto negativo ao meio ambiente.
Assim como já foi mencionado na primeira fase do trabalho Prointer II parcial, a empresa CouroQuímica teve inicio em 1983 na cidade de Franca interior de São Paulo, pelo empreendedor e economista Mario Spaniol.
A empresa CouroQuímica hoje é um dos maiores curtumes do país, fornecendo couro para grandes marcas como: Hyundai, Honda entre outros. Devido a sua gigantesca estrutura Mario Spaniol resolveu inovar criando em 1993 a sua própria grife, “Carmen Steffens”. Uma grife que oferece aos seus clientes, roupas exclusivas, sapatos e bolsas de couro. Um dos grandes objetivos da empresa e exatamente esse, oferecer aos seus clientes produtos com designer sofisticado, feito com couro diferenciado e de alta qualidade. Hoje a grife se encontra com 550 lojas, distribuídas em 18 países, se tornando o grupo CouroQuímica/Carmen Steffens,
O CouroQuímica/Carmen Steffens é referencia nacional também no que diz respeito as políticas de sustentabilidade, pois devido aos impactos negativos ao meios ambiente, solo, ar e água, a empresa preza juntos com seus funcionários contribuir às futuras gerações um mundo mais sustentável, a empresa possui uma infra-estrutura própria e se preocupando com que a de mais moderno e inovador no mercado para agregar em seu maquinário, a empresa desenvolveu uma estação de tratamento de água, onde 70% dela e reaproveitada permanentemente, possui uma horta onde parte de toda verdura oferecida no seu refeitório e cultivada da mesma, nessa horta são reciclado alguns regentes químicos que são utilizados para a manutenção da horta, não oferecendo nenhum risco a saúde, sendo e vistoriado pela agencia sanitária local, a empresa possui licença de funcionamento emitido pelo Órgão Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), atendendo as legislações e normas ambientais em vigor e os demais requisitos legais no que diz respeito a sustentabilidade como o sistema certificado conforme as normas ISSO 9001, ISSO 14001 ou NBR 1600.
DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)
A motivação da escola da empresa Carmen Steffens, é fazer parte do quadro de funcionários da empresa e acreditar na missão, visão e objetivos da marca. É uma empresa que busca lucro, mas acredita que sempre pode contribuir com a sustentabilidade deixando em sua marca algo de positivo para gerações futuras.
Analise da política socioambiental
Buscando informações na empresa Carmen Steffens, por email, site das empresas Carmens Steffens e CouroQuímica, desenvolvi uma analise do tema proposto.
- Política socioambiental da organização:
. Qual o posicionamento da organização em relação à questão socioambiental?
A empresa CouroQuímica/Carmen Steffens, se preocupa muito com os impactos de seu curtume no ambiente, por isso ela busca métodos para desenvolver artigos em couro através da busca permanente da melhoria contínua, da promoção de novas tecnologias de produtos e processos e da gestão da sustentabilidade. Sendo assim economicamente viável, socialmente justo, ambientalmente correto, atendendo a legislação vigente, reduzindo e controlando a geração de resíduos, aperfeiçoando o uso de recursos naturais, proporcionando qualidade de vida e bem estar a todos.
. Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E comprometimento?
No grupo CouroQuímica/ Carmen Steffens, todos são comprometidos com as políticas de sustentabilidade, além de fazer parte do CICB ( Centro das Industrias de Curtumes do Brasil), a empresa possui um sistema de gestão próprio, e se enquadra também no sistema certificado conforme as normas ISO 9001, ISO 14001 ou NBR 1600.
Para Mario Spaniol presidente da empresa, sustentabilidade não é somente cuidar do meio ambiente, sustentabilidade é contribuir com a comunidade, com a sociedade, e com o bem-estar humano. Para isso exige-se tempo, investimento e dedicação de todos. O grupo CouroQuímica/ Carmen Steffens possui uma equipe de funcionários comprometida com as tradições, missões e ética das empresa e também no que diz respeito as políticas de sustentabilidade assumida pela empresa.
...