Custo do Produto
Por: augustosalabon • 5/6/2018 • Monografia • 373 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
CUSTO DO PRODUTO
O objetivo da análise do custo de produto vem do cenário atual das empresas que se empenham em reduzir seus custos de fabricação, substituindo fornecedores, porém as vezes piorando a qualidade, onde é necessária uma combinação de preço justo e qualidade.
Segundo a metodologia para reduzir gastos com insumos, e também no custo da qualidade, a redução dos gastos com insumos ocorre através da determinação do fornecedor com sua matéria-prima de mais baixo custo.
Há vários fatores que determinam o valor final do produto quando chega direto ao cliente, isso acontece devido ao custo definido da sua matéria-prima, seu transporte, logística e gastos que ocorrem durante sua fabricação. Deve-se definir o Custo Global de fornecimento, pelo preço da matéria-prima e o custo de fornecimento, onde é necessário para o empresário definir qual é o fornecedor ideal para cada matéria-prima, uma matéria-prima deve possuir no mínimo três fornecedores em potencial, e também trabalhar seu estoque, no manuseio para evitar retrabalhos e reprogramações, evitando perda de produção, além de manutenções e fazendo com compras periódicas, para evitar gastos desnecessários.
O Custo de Fornecimento se calcula com base na relação cliente-produto-produtor onde avalia-se a performance da matéria-prima em sua entrega, volume, pontualidade e nível de qualidade dos lotes. O Custo de Qualidade determina-se na soma dos custos de parada de máquina, onde a qualidade da matéria-prima influencia significativamente o número de paradas para manutenções, e também perdas e atrasos no processo dos lotes, e também despesas de relacionamento, provinientes do contato cliente-fornecedor, despesas como viagens, telefone, reuniões comerciais, visitas, etc.
Os minutos das paradas para manutenções representam perdas de vendas do produto final, ele é calculado mensalmente por cada minuto com a máquina inativa, também são inclusos os gastos com óleo e eletricidade. O cálculo de perda no processo é aquele que identifica a perda do volume de matéria-prima faturada e produzida, com o volume real entregue. Todos os resultados são guardados e enviados para o departamento de compras para a apuração dos índices de custo/fornecedor/matéria-prima/produção.
...