Código de Ética
Por: Sóren Prado • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.848 Palavras (16 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sumário
1.Introdução
1.1Justificativa
2.Objetivo
3.O Código de Ética para a Consultoria Sóren Prado
3.1Missão
3.2Visão
3.3Valores
3.4Princípios Éticos Gerais
3.5Padrão de Comportamento
3.6Etiqueta Corporativa
3.7Código de Ética para os Consultores
4.Conclusão
5.Penalidade
6.Termo de Compromisso
1.Introdução:
O Código
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios define o Código de Ética como "a declaração do conjunto de direitos, deveres e responsabilidades empresariais para com os Stakeholders, refletindo a cultura, os princípios e os valores, a atuação socioambiental e o conjunto das normas de conduta para dirigentes, executivos e colaboradores bem como para as empresas integrantes da cadeia produtiva, mediante os quais atuam as premissas que enriquecem os processos decisórios da empresa e orientam o seu comportamento. Além disto, deve ser o principal instrumento da Governança Corporativa e da gestão estratégica para se tornar um aliado das empresas no caminho que levará ao Desenvolvimento Sustentável”.
(Fonte: www.pesquisacodigodeetica.org.br)
O Código de Ética tem origem da Declaração de Princípios e Código de Conduta que reúne:
– Missão da sua empresa;
– Valores da empresa;
– Princípios éticos gerais;
– Padrão de comportamento para os gestores;
– Padrão de comportamento referente ao uso de substâncias ilegais;
– Padrão de comportamento referente a prevenção do assédio moral;
– Padrão de comportamento referente à discriminação de todos os tipos;
– Padrão de comportamento para o tratamento de clientes;
– Código de ética para consultores;
– Padrão de comportamento esperado para os consultores contratados;
– Definição dos limites e deveres dos consultores contratados;
– Etiqueta corporativa;
1.1Justificativa:
Sendo assim, esta “declaração” é um documento de muita importância onde a organização torna público e visório o seu compromisso e responsabilidades éticas, sociais e ambientais.
Trilhando um caminho de desenvolvimento sustentável no alcance de uma gestão socialmente responsável e ecologicamente correta, base da sustenabilidade moral e alicerce ético que orienta e conduz. Comprometer-se publicamente com seus valores e comportamentos éticos em um mundo globalizado ajuda a manter-se competitivo, construindo um diferencial e boa reputação diante da maior exigência dos consumidores e também gera impacto na qualidade com o engajamento maior dos funcionários.
2.Objetivo:
Este documento foi produzido com base nas boas práticas exercidas dentro da empresa Consultoria em Sistemas de Gestão da Segurança da Informação Sóren Prado Ltda.
Contém um código de ética onde estão descritos os valores, missão e princípios éticos da organização, assim como os padrões de comportamento em sua diversidade.
[pic 3]
3.O Código de Ética para a Consultoria Sóren Prado:
Para nós o Código de Ética é a Lei Maior que orienta as ações e fundamentam a nossa imagem no mercado.
Reúne algumas diretrizes compartilhadas internamente e extendendo aos parceiros, fornecedores, associados, clientes e ao mercado.
3.1Missão
Oferecer serviços de consultoria promovendo a integração estratégica com recurso das tecnologias, informação, relacionamento e aos resultados. Disponibilizando toda a experiência na implantação de grandes projetos e de sistemas de gestão de segurança da informação. Contribuindo para definir e criar processos que ajudem a proteger seus principais ativos contra todos os tipos de ameaças, considerando questões como a eficiência, eficácia, custos, requisitos organizacionais estratégicos e táticos, meios disponíveis, competências técnicas e administrativas instaladas, entre todos os demais relevantes.
3.2Visão
Atuação ética com compromentimento e profissionalismo em respeito aos clientes, parceiros, fornecedores, associados, sociedade e mercado.
Preservar a satisfação do cliente e nossa imagem no mercado, conscientes de nossa responsabilidade social, amiental e empresarial, buscando resultados de forma honesta, legal e transparente.
3.3Valores
Ética;
Integração;
Qualidade;
Disciplina;
Inovação:
Comprometimento;
Transparência;
Credibilidade;
3.4Princípios Éticos Gerais
Suas atitudes e comportamentos devem refletir sua integridade pessoal e profissional, não representando risco ao nosso trabalho e resultados.
O sucesso não depende, exclusivamente, da qualidade de seus produtos e serviços para ser considerada bem sucedida. O sucesso está ligado à credibilidade.
O código aplica-se a todos os colaboradores da Consultoria Sóren Prado, acionistas, clientes, fornecedores e demais partes envolvidas.
Entenda, pratique e multiplique esses princípios.
3.5Padrão de comportamento
- Colabore para o espírito de equipe, lealdade, confiança, conduta compatível com os valores da empresa e buscar melhores resultados também para nossa razão de existir, os clientes;
- Como gestor você é um espelho de ética e comportamento da empresa e responsável por divulgar o código esclarecendo dúvidas e verificando o entendimento;
- Procure evitar conflito de interesses e informar sobre potenciais conflitos;
- Proteja a privacidade e a confidencialidade das informações confiadas;
- Aceite a responsabilidade pelo trabalho que executa;
- Assegurar que resultados de seu trabalho serão utilizados de maneira socialmente responsável, da melhor forma possível;
- Suportar, respeitar e cumprir leis nacionais e internacionais pertinentes;
- Fazer todos os esforços para assegurar que possui o conhecimento mais atual e que os conhecimentos especializados apropriados estarão disponíveis quando necessário;
- Compartilhe seu conhecimento com outros e apresente informações reais e objetivas da melhor forma possível;
- Seja justo, honesto e objetivo nos relacionamentos profissionais;
- Coopere com os outros para alcançar o entendimento e para identificar problemas;
- Proteja durante todo o tempo os interesses de seu contratante ou de seus clientes;
- Adote ações apropriadas com relação a qualquer prática ilegal e não ética que verificar;
- Não admitimos o efeito de substâncias ilegais e que possam alterar ou causar desvio de comportamento durante a jornada ou no ambiente de trabalho;
- Somente acusar qualquer pessoa quando houver fundamentos razoáveis para acreditar na verdade das alegações e sem considerar interesses pessoais;
- Não utilize conhecimento de natureza confidencial ou pessoal de forma não autorizada ou para benefício próprio;
- Nunca deturpar ou reter informações que sejam pertinentes a um problema ou situação de interesse público nem permitir que tais informações permaneçam incontestadas;
- Não tirar vantagem da falta de conhecimento ou da falta de experiência de outros;
- Não utilizar ou aceitar créditos pelo trabalho de outros sem o conhecimento e autorização específicos;
- Não abusar da autoridade confiada;
- Não exercer qualquer tipo de discriminação de todos os tipos;
- Atender com educação, clareza, cortezia, presteza, eficiência, atitude positiva e respeito, garantindo a confiabilidade e confidencialidade das informações prestadas;
3.6Etiqueta Corporativa
Aparência
A informalidade não pode ser excessiva – espelhe-se nos gestores ou supervisores. As roupas não devem ser desbotadas, manchadas ou velhas. Ao participar de uma reunião com profissionais de outras áreas, vista-se adequadamente, de acordo com o estilo deles.
...