DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS
Por: Patrick Olsson • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 230 Visualizações
capa
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS 4
3 ANÁLISE GERAL 5
3.1 CLIMA ORGANIZACIONAL 5
3.2 ESTILOS DE LIDERANÇA 6
3.3 FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO 7
3.4 CONFIANÇA NOS PRODUTOS 8
3.5 AMBIENTE DE TRABALHO 9
4 RECOMENDAÇÕES FINAIS À ORGANIZAÇÃO 10
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
A administração passou a ser uma ferramenta com a qual as organizações geram resultados que produzem desenvolvimento em todos os sentidos.
O papel do administrador nesse contexto é fundamental, pois as ações estratégicas implementadas não acontecem ao acaso.
No contexto organizacional, a mudança de percepção proporcionada pela liderança visa motivar as pessoas na execução de tarefas, e de acordo com Chiavenato (2011, p. 306), clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia seu comportamento.
Alguns fatores motivacionais estão relacionados ao ambiente, às condições de trabalho, ao salário, ao reconhecimento profissional, ou seja, a tudo que diz respeito ao trabalho de forma concreta ou subjetiva que possa gerar ou não satisfação.
E como saber como anda sua empresa. Na maioria delas a avaliação tem sido uma ferramenta fundamental para diagnosticar o desempenho. Essa ferramenta, cujo objetivo principal é verificar o quanto os colaboradores da empresa se adaptam as demandas e exigências do trabalho e o quanto contribui para o alcance dos objetivos da organização.
A compreensão da cultura organizacional deve levar em conta a diversidade, a motivação, os estilos de liderança e o clima organizacional, que variam muito de uma organização para outra.
A instituição escolhida para a realização da avaliação foi uma indústria farmacêutica com sede no estado de São Paulo. Não será solicitado apor o nome nas avaliações, somente cargo e setor em que trabalha. Serão aplicadas ao coordenador e nove colaboradores do Departamento de Produção e a coordenadora e oito colaboradores do Controle de qualidade, totalizando dezenove participantes.
2. DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS
Com a concorrência cada vez maior e mais competitiva as empresas necessitam de pessoas qualificadas para atuar no mercado atual, porém, para que isso seja possível, elas deverão identificar os melhores colaboradores e treinar os que apresentam baixo desempenho, por isso a avaliação tem sido uma importante ferramenta utilizada pelas organizações, pois ela oferece subsidios às decisões gerencias e ao desenvolvimento profissional.
O processo de avaliação tem a finalidade de favorecer e aprimorar o desenvolvimento da Empresa Farmacêutica S/A, após analisar os dados e as informações obtidas através de questionários. É de extrema importância que coordenadores e colaboradores atuem de forma adequada e coerente, visando atingir os objetivos institucionais.
A fim de elucidar, serão aplicados questionários de avaliação aos colaboradores do nível operacional e intermediário, contendo 30 questões fechadas e objetivas com respostas dos tipos muito ruim a excelente, muito insatisfeito a muito satisfeito, sim ou não, e para o caso da liderança serão respostas sobre atitudes dos líderes, nas quais todos os itens abordados resultarão em percentuais. Os tópicos nos questionários serão sobre o clima organizacional, estilos de liderança dos gerentes e coordenadores, os fundamentos da organização, a confiança nos principais produtos e satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.
3. ANÁLISE GERAL
Após análise das avaliações, chegou-se as seguintes conclusões, de acordo com cada departamento:
3.1 CLIMA ORGANIZACIONAL
Avaliados os questionários do Controle de Qualidade, chega-se a conclusão que o clima organizacional naquele setor é “excelente” de acordo com 56% dos avaliados, tendo, ainda, como “muito bom” 44% dos entrevistados, conforme figura nº 1.
[pic 1]
Figura nº 1
Avaliados os questionários da Produção, chega-se a conclusão que o clima organizacional naquele setor é “bom” de acordo com 50% dos avaliados, tendo, ainda, como “muito bom” 30% dos entrevistados, conforme figura nº 2.
Há que se considerar o clima de “ruim a muito ruim” dos 20% relatados.
[pic 2]
Figura nº 2
3.2 ESTILOS DE LIDERANÇA
Avaliados os questionários do Controle de Qualidade, chega-se a conclusão que o estilo de liderança da gerência tem predominância “autocrática” de acordo com 27% dos avaliados, tendo, ainda, como “democrata” 19% dos entrevistados, conforme figura nº 3.
Quanto ao estilo de liderança da coordenação ficou evidenciado que também possui mais de um estilo, com destaque em “autocracia”, conforme figura nº 4.
[pic 3][pic 4]
Figura nº 3 Figura nº 4
Avaliados os questionários da Produção, chega-se a conclusão que o estilo de liderança da gerência tem predominância “autocrática” de acordo com 36% dos avaliados, tendo, ainda, como “liberal” 22% dos entrevistados, conforme figura nº 5.
Quanto ao estilo de liderança da coordenação ficou evidenciado que também possui mais de um estilo, com destaque em “autocracia”, conforme figura nº 6.
[pic 5] [pic 6]
Figura nº 5 Figura nº 6
3.3 FUNDAMENTOS DA EMPRESA
...