DESAFIO PROFISSIONAL SUPERSOFT
Por: ARJS • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.732 Palavras (15 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL: Gestão de Pessoas; e Técnicas de Administração de Pessoal.
Data da entrega:
Resultado:____________________.
Examinadores:
SUMÁRIO
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS.......................................................................05
- Passo1 ...............................................................................................05
- Passo2................................................................................................08
- Passo3................................................................................................09
- Passo4................................................................................................10
- DIAGNÓSTICO............................................................................................13
- CONCLUSÃO..............................................................................................16
- ANEXO.........................................................................................................18
- BIBLIOGRAFIA............................................................................................20
- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Como consultor de RH recebi um desafio profissional de extrema relevância para saúde de uma empresa. Após verificar uma queda em seu faturamento e a perda de alguns clientes, os Gestores da SUPERSOFT LTDA decidiram que o melhor seria buscarem a ajuda de um consultor.
A empresa em questão tem 5 anos de existência, 6 funcionários e atua no ramo da informática, desenvolvendo aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados. Situada no bairro dos Perdizes, na cidade de São Paulo-SP, a empresa tinha um faturamento médio mensal de 150 mil reais, mas à 3 meses esse faturamento tem sido reduzido em 20%.
Para este desafio, tracei um plano de trabalho cujas metas eram:
✓ Elaboração de ações efetivas que levem à excelência da aplicação do capital intelectual.
✓ Conciliar as ações de gestão de pessoas com as estratégias corporativas.
1.1 Passo 1
Logo de início me foi delegada à tarefa de cuidar do processo demissional de uma funcionária. Rosa era faxineira na empresa desde 2013, mas já algum a tempo demonstrava insatisfação com o salário que recebia e com a distância entre sua residência e o trabalho. Rosa era separada e tinha 4 filhos, de idades entre 2 à 15 anos, como trabalhava longe de casa, Rosa sempre dependia de alguém para cuidar de seus filhos enquanto estava no trabalho e sua renda não comportava seus gastos com transporte escolar, alimentação e uma baba. Pois, fora os custos básicos que tinha com sua família, ela ainda pagava o aluguel da casa onde morava e não recebia pensão.
Leonora relatou-me que:
- Nos primeiros meses de trabalho Rosa parecia ser uma boa funcionária, além disso sempre foi comunicativa e criava uma clima amistoso entre os colaboradores. Entretanto, a medida em que suas condições de trabalho tornaram-se insuficientes para administrar sua vida pessoal, suas atitudes no trabalho passaram a refletir seu descontentamento, e passaram a ser interpretadas como falta de comprometimento. E por ser comunicativa, Rosa passou a reclamar constantemente com os outros funcionários sobre sua situação com a empresa, gerando “fofocas” e demostrando falta de postura profissional.
Estava claro que a relação entre empresa e funcionário, estava muito desgastada no caso em questão. E que o melhor a fazer era atender à solicitação de Rosa em pedir demissão.
Expliquei a Rosa que nestes casos onde o empregado pede demissão, como mais de um ano de serviço, a lei trabalhista lhe garante as seguintes verbas rescisórias:
- Saldo de salário, salário-família, 13º proporcional, férias vencidas, férias proporcionais, 1/3 sobre férias, FGTS mês da rescisão.
Informei-lhe ainda que o Aviso prévio é uma condição obrigatória ao pedido de demissão. Entretanto, no aviso prévio trabalhado, o empregado poderá optar por cumprir a jornada diária com redução de 2 horas, ou cumprir a jornada normal e nos últimos dias deixar de comparecer por 7 dias corridos, ou 1 dia no caso de receber por semana, sem prejuízo na sua remuneração. Em relação à proporcionalidade da redução da jornada, a Lei 12.506/11 em nada modificou, de modo que continua em vigência a mesma redução prevista no art. 488 da CLT.
Mas, caso decide-se rescindir o contrato bruscamente, não atendendo ao dispositivo legal de notificar a empresa com antecedência de 30 dias, Rosa deveria indenizar a empresa. Pois, sendo neste caso iniciativa do empregado, assiste ao empregador o direito de descontar esse valor por ocasião da quitação das verbas rescisórias.
Rosa achou que o melhor seria, rescindir o seu contrato de trabalho de forma imediata, e arcar com os custos indenizatórios. Coube-nos portanto a elaboração do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (*Em anexo). Pois a partir de 1º de fevereiro de 2013, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Portaria 1.057/2012, instituiu que todas as rescisões de contrato de trabalho deverão utilizar o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).
Com a saída de Rosa da empresa, surge a necessidade de uma nova contratação para o cargo, e diante da nova realidade financeira da empresa fez-se necessário realizar algumas adaptações na função que Rosa realizava. De fato, a insatisfação pessoal de Rosa quanto à remuneração e a distância revelaram aspectos importantes à serem tratados em uma nova contratação, para que assim situações com a de Rosa pudessem ser evitadas.
Para tal, reduziu-se a carga horária, buscando tornar mais atrativa a oferta do cargo. A carga horária oferecida passou a ser de 4 horas diárias, mantendo-se a mesma remuneração de 730 reais mensais. Dessa forma, atenua-se um eventual “problema” com a distância.
Para o processo de seleção para o preenchimento da vaga de Rosa elenquei algumas ferramentas a serem utilizadas, as quais:
Entrevistas, provas de conhecimento gerais ou específico do cargo, testes práticos no local de trabalho, teste psicológicos de personalidade.
A empresa possui em seu site oficial com um campo cadastral, onde os interessados em ser colaborador da empresa adicionam seus dados pessoais e aguardam um contato posterior. A empresa, portanto, dispunha de um banco de dados profícuo para ser explorado. Como esta ferramenta já existia no site da empresa à 5 anos, tomei cuidado de analisar primeiro as postagens mais recentes, temendo que antigos candidatos já não interessassem mais pelas vagas, por razões obvias. Isso tornou-se, portanto, o primeiro critério de seleção para entrevista.
...