TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Direito Aplicado aos Negócios = APII

Pergunta 1: Você consegue identificar qual a limitação das diversas formas de sociedades empresárias, em questões similares, de reparar danos, e qual o limite dos sócios de arcar com à indenização, se esta atinge seu capital integralizado ou poderá atingir seu patrimônio, além da empresa?

Resposta: As Sociedades empresariais são: Sociedade em nome Coletivo, Comandita Simples, Limitada, Anonima.

Sociedade Coletiva é formada por duas ou mais pessoas físicas, onde todos os sócios respondem ilimitadamente e isoladamente pela empresa. Se o patrimônio da empresa não for suficiente, os bens pessoais são utilizados para quitar os débitos obtidos.

Sociedade Comandita Simples, é formada por sócios comanditados e comanditários, onde o primeiro é pessoas físicas que respondem ilimitadamente e isoladamente pela empresa. E o segundo são obrigados apenas pelos valores de suas quotas.

Já na Sociedade Limitada os sócios investem um valor para formar o Capital da empresa, que são chamadas de quotas. Onde eles ficam responsáveis apenas por suas quotas. Porem são obrigados a ser responsáveis solidariamente por todas as quotas da empresa.

Em Sociedades Anominas o capital é dividido por ações, e as responsabilidades dos sócios ou acionistas é limitada ao valor de sua ação. Esse tipo de sociedade pode ser fechada ou aberta. A primeira é limitada aos sócios, mantendo o contrato social mais restrito. No segundo suas ações podem ser negociadas no Mercado de Financeiro.

Pergunta 2: No caso específico da sociedade em nome coletivo, até onde vai a responsabilidade dos sócios em uma indenização, caso o patrimônio da empresa não fosse suficiente?

Resposta: Sociedade em Nome Coletivo, é necessariamente formada por pessoas físicas. Onde todas são responsáveis ilimitadamente e solidariamente pela empresa, em qualquer situação. Caso os patrimônios da empresa não sejam suficientes para arcar com os débitos obtidos por ela, os bens dos sócios serão afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com