Demostração de Fluxo de Caixa: Três Exemplo
Por: opagente • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 673 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Fernando Mourao Dias
Trabalho da disciplina de Matemática Financeira,
Tutor: Geraldo Gurgel Filho
Rio Verde - GO
2015
Estudo de Caso :
Matemática Financeira
Demostração de Fluxo de Caixa: três exemplo
REFERÊNCIA:
JR, Wiliam J, Bruns e HERTENSTEIN, Julie H, Harvand business School, nov. 1998.
O caso relata a situação de John Stacey, um engenheiro de vendas que esta preocupado. Um vôo atrasado o fez perder a aula do MBA em que ele havia se matriculado. John sabia que esta aula era importante, pois o assunto abordado seria sobre demostração de fluxo de caixa, onde certamente cairia no teste que fazia parte de cada aula semanal.
O desespero toma conta de John, logo ele consegue um horario com Lucille Barnes, sua colega de trabalho que acaba mostrando a ele que a demostração de fluxo de caixa é indispensavel dentre as três demostrações, e que em alguns casos, o fluxo de caixa diz mais sobre o que realmente esta acontecendo em um negocio do que o balanço patrimonial ou a demostração de resultado. Lucille tranquiza-o dizendo que se ele entender como são preparado o balanço patrimoial e a demostração de resultado, o fluxo de caixa será facil. Então ela explica que a demostração de fluxo de caixa é dividida em três partes: Atividade operacional – Demostram as entradas e saidas da parte geradora principal de receita organizacional. Para exemplificar, foi feita uma analogia das atividades operacionais como o motor do fluxo de caixa de uma empresa, que quando eficiente é capaz de cobrir as necessidades de caixa das operações, tais como investimentos necessários, pagamentos de dividas e dividendos; Atividade de investimento – mostra no fluxo a compra e venda de ativos, geralmente não mantidos para revenda, assim como concessão e cobrança de empréstimos. Uma empresa saudável necessitaria manter o investimento em fábricas, equipamentos e demais ativos fixos; e Atividade de financiamento – mostra fluxo de caixa relacionada ao aumento ou a diminuição de recursos de investimento e credores da empresa. Estas atividades também incluem os dividendos, excluindo, entretanto, os pagamentos de juros.
John chegou a conclusão que, para uma avaliação equilibrada, precisamos analisar tanto os pontos positivos quanto os negativos e para se chegar a uma conclusão é preciso avaliar a importância de cada ponto e sua relação com o panorama geral.
...