Densidade e misturas (Homogêneas e Heterogêneas)
Por: robsonfj10 • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
Densidade e misturas (Homogêneas e Heterogêneas)
Autor(a): Júnior, O. F. Robson
Introdução:
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza. Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea. Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase. Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase. Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura. A densidade é uma grandeza que estabelece a relação entre a massa e o volume de uma substância. Devido a sua variação com a alteração das concentrações ou presença de impurezas e à facilidade de sua determinação, a densidade é muito utilizada durante a caracterização, Se tratando de líquidos, tanto puros quanto soluções, podem-se determinar as densidades através de medidas de massa ocupada em um volume conhecido.
Objetivo:
Identificar misturas homogêneas e heterogêneas pelo experimento, entender os conceitos de densidade e utilizar os processos de separação para obter os componentes das misturas.
Metodologia:
- Em um béquer, pesam-se 100 ml de óleo utilizando a balança analítica. Posteriormente, anota-se a temperatura e calcula-se sua densidade.
- Em outro béquer, pesa-se a mesma quantidade de água (100 ml) utilizando a balança analítica. Anota-se a temperatura e, em seguida, calcula-se a densidade.
- Determina-se o peso do solo compactado em uma proveta de 100 ml e, em seguida, calcula-se a densidade do solo.
Misturas: - Em um béquer, misturam-se os 100 ml de óleo com os 100 ml de água, anteriormente utilizados e, agita-se com o bastão. Posteriormente, tenta-se retirar com um conta-gotas apenas o óleo ou a água.
- Em outro béquer mistura-se 2 g de NaCl com 100 ml de água destilada. Agita-se com o bastão e novamente tenta-se com o conta-gotas retirar apenas uma substância.
- No final, utilizam-se os meios físicos de separação para separar o óleo da água e o NaCl da água. Mistura um com o funil de decantação e a dois com o aparelho de destilação.
Resultados e discussões:
Propriedades físicas das substâncias analisadas
Óleo
- Cheiro: característico
- Aparência: característica
- Estado físico: líquido
- Densidade: 32,28 / 40 = 0.807 g
- Temperatura: 28°
Água
- Aparência: característica
- Cheiro: característico
- Estado físico: líquido
- Densidade: 1,103 g/ml
- Temperatura: 27°
Solo seco
- Densidade ( 105 °C, 24-48h ) : 1,1018 g/ml
- Aparência: característica
- Cor: Marrom escuro
- Estado físico: sólido
Através da densidade é possível descobrir a massa de vários elementos, que é calculada pela diferença dos valores de massa da proveta vazia, e depois, cheia, como se viu na experiência. Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, são maior que a dos gases. A densidade da água pode variar de acordo com as características e quantidade de sais dissolvidos nela.
Questionário:
...