Desafio profissional 1º semestre - anhanguera
Por: audrey.chicale • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 707 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO GUARULHOS
CURSO ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
EMPREEDEDORISMO
TÉCINAS DE NEGOCIAÇÂO
GESTÃODE CONHECIMENTO
DESENVOLVIMANTO PESSOAL E PROFISSIONAL
AUDREY CHICALÉ
RA 3089279273
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR: LUCIANA LEODEGARIO
GUARULHOS
30 de maio de 2016
DESAFIO PROFISSIONAL
- EMPREENDEDORISMO
- Mapeamento do Perfil da Empresa
Empresa: SQUARE TRAVEL
Ramo de atividade: Turismo
Localização: República - São Paulo - SP
Número de Funcionários: 10 Funcionários
Data da Fundação: 2008
Faturamento médio Mensal: R$1.000.000,00
- Plano de Negócios
A Square Travel iniciou suas atividades em 2008 sem a elaboração formal de um plano de negócios. O proprietário já trabalhava no ramo de atividade de turismo, utilizando de seu conhecimento técnico e comercial como fatores favoráveis para a abertura de sua própria agência de turismo.
A Square Travel usou como referência o mesmo estilo de gestão da empresa na qual o proprietário trabalhava anteriormente, o Top Down, onde todas as regras, determinações e mudanças são definidas pelo proprietário. O modelo adotado foi o mais adequado, tendo em vista que seu conhecimento de mercado lhe permitia a definição da estratégia do negócio.
A motivação e a criatividade acompanharam todas as decisões e atitudes desde a decisão da abertura da empresa, e foram fundamentais para o empreendedor a consolidação de sua agência.
- Comportamento Organizacional
A Square Travel é uma agência de turismo de pequeno porte, e por essa razão possui uma estrutura é enxuta, conta com um quadro de apenas dez funcionários, sendo em sua maioria responsáveis pelas atividades operacionais dentro do modelo de negócios estabelecido.
Não existe um corpo diretivo ou um conselho, para que as decisões sejam tomadas em conjunto ou vencidas pela sua grande maioria. As decisões são tomadas pelo proprietário, a partir de sua experiência no mercado.
A política utilizada para a solução de conflitos é direcionada a partir da intuição do proprietário, suas decisões são tomadas levando em consideração situações semelhantes que ocorreram no passado e projeções de mudanças do cenário econômico.
Apesar da empresa atuar em um segmento específico do mercado de turismo, a negociação de melhores condições é muito restrita ao volume a ser comercializado, entretanto o proprietário antes de cada negociação com os seus fornecedores se prepara com o maior número de informações que permitam o embasamento para a obtenção de melhores condições comerciais.
A comunicação é primordial em qualquer negociação, é essencial conseguir transmitir a segurança e o conhecimento, visando ganhar a confiança do cliente e concretizar a venda, bem como a fidelidade após o atendimento e, sempre que possível, a superação da expectativa do cliente.
Foi constatado, desde o primeiro momento no qual foram acompanhados os processos de negociação, que tanto a equipe de vendas e o proprietário tinham o know-how necessário para conquistar o sucesso a cada contato com o cliente. A estratégia criativa e planejada de munir o cliente de informações de tal forma que ele possa se imaginar no lugar de destino, aumentando a sua motivação. Outros pontos positivos identificados foram a versatilidade para lidar com os casos para de concorrentes com propostas mais atrativas, a motivação da equipe para trabalhar cada venda e a habilidade excepcional que demonstravam para lidar com diferentes perfis de clientes.
- Técnicas de Negociação
A negociação, neste ramo de negócio, tem como premissa o volume de vendas da agência, ou seja, quanto mais a empresa vende, melhores serão suas condições comerciais.
Os pedidos são efetuados sobre demanda. A cada solicitação de orçamento de um produto, neste caso, um destino que o cliente queira viajar, será iniciada uma corrida a diversos fornecedores, visando a apresentação de propostas que tragam, além da rentabilidade almejada pela empresa, a melhor relação de custo x benefício ao cliente.
Devido ao modelo do negócio, a empresa não possui estoque, os itens de consumo para a rotina administrativa, tais como materiais de escritório, copa e limpeza são adquiridos sob demanda. A exceção se aplicaria nos casos de reserva de grupos, na qual a empresa pode adquirir de forma antecipada passagens e estadias, visando melhores condições de compra por volume, para posterior venda sob adesão, entretanto, devido ao risco, esta prática é realizada por operadoras de viagem, que não é o caso da Square Travel.
As compras a prazo para pessoas físicas são realizadas por cartão de crédito ou financiamento bancário, não se aplicando a análise de crédito, uma vez que as transações são realizadas pelas instituições financeiras.
Em casos de parcerias corporativas, nas quais empresas procuram a agência para aquisição e suporte de viagens de seus funcionários. Para que um contrato seja formalizado, será solicitado o encaminhamento da documentação da empresa necessária para a realização de consulta bancária e em cartórios. O modelo mais comum de contrato consiste na liberação de um limite de crédito para faturamento de compras, assim que a fatura é paga automaticamente este valor estará disponível para novas compras.
...