Desenvolvendo as competências do receptor
Por: ntvziN • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Desenvolvendo as competências do receptor
A eficácia do processo de comunicação depende não apenas da eficiência do emissor e de uma mensagem, mas também do comportamento do receptor. Para aprimorar o processo de comunicação, as pessoas devem se treinar para receber mensagens. Duas formas de fazer isso são analisar a qualidade da mensagem e aprimorar o papel de ouvinte.
Análise da lógica da mensagem
- O objetivo deve estar claro e, de preferência, no começo de uma mensagem. Se não está, o emissor sofre falta de lógica, deve ter tido razões para ocultá-lo ou não cultiva essa prática. Certos tipos de mensagens deixam o objetivo para o final: “Em face das evidências , peço que considerem o réu inocente”.
- A lógica diz respeito a coerência entre os componentes da mensagem. Por exemplo, se a introdução de um trabalho propõe uma pergunta e a conclusão apresenta a resposta, a mensagem é coerente. As conclusões devem ser sustentadas nos dados. Um pedido de financiamento deve ser coerente com os recursos necessários, que devem ser coerentes com o objetivo.
Eficácia no papel de ouvinte
Um dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes. Tão sério esse problema que muitos cursos e livros de comunicação sempre dedicam espaço ao aprimoramento da parte de ouvir.
- Deixar o interlocutor falar. É a regra número um do ouvinte. Interromper o emissor quebra a mensagem, impedindo sua recepção.
- Ouvir com ouvidos de ouvir. Ouvir é diferente de escutar, que é um processo mecânico. Além de concentrar-se no que está escutando, o bom ouvinte deve buscar o significado.
- Concentrar-se no que se está ouvindo. Olhar para o lado ou fazer alguma coisa enquanto alguém fala com você é uma descortesia que sinaliza seu desinteresse pelo que está ouvindo.
- Usar suas próprias palavras para interpretar a mensagem. Outra regra particularmente importante entre culturas distintas. Um bom ouvinte sempre fornece feedback para o interlocutor, usando suas próprias palavras, para se assegurar que captou bem a mensagem.
- Fazer perguntas. Fazendo perguntas é uma forma de fornecer e receber feedback e encorajar o interlocutor.
...