Detalhamento de um Projeto de Pesquisa
Por: Tiago Cerqueira • 30/8/2016 • Projeto de pesquisa • 848 Palavras (4 Páginas) • 717 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual de Feira de Santana
PARTE 1 - DETALHANDO O PROJETO: orientações básicas
1. Justificativa:
A justificativa é a definição do problema. O “verbo” da pesquisa é conhecer, explicar. Conhecer para explicar! A origem da justificativa está na prática social, na ocorrência dos fenômenos. A partir das ocorrências na prática social, são desenvolvidas análises teóricas. A justificativa deve responder a algumas questões, como por exemplo:
- Porque a pesquisa é necessária?
- Porque você decidiu fazer esta pesquisa?
- Qual a contribuição que esta pesquisa pode prestar para o desenvolvimento cientifico e para o saber?
2 Hipótese:
A hipótese é proposição que se admite, independentemente do fato, de ser verdadeira ou falsa. Trata-se de um conjunto de enunciados que se colocam como verdades provisórias. Portanto, até que se comprove ou se refute tais pressupostos, são apenas suposição, conjectura, relacionadas ao problema da pesquisa.
Diversas hipóteses poderão ser levantadas como sendo causas do problema identificado, mas aconselha-se trabalhar com apenas uma delas, de forma a delinear melhor o projeto.
3 Objetivo:
No objetivo se identifica uma hipótese a ser trabalhada, onde a finalidade é pesquisá-la do ponto de vista de se conhecer, cientificamente, e com profundidade, para explicar a(s) hipótese(s).
4 Referencial Teórico (Revisão Bibliográfica):
É normalmente constituído pelo recorte temático e recorte teórico.
• Recorte Temático: Nesta etapa se identifica quem (autores e teóricos) trabalha com a sua hipótese: é o assunto em si;
• Recorte Teórico: São identificadas as correntes de pensamento sobre o assunto em questão. Nesta etapa que se deve, com ajuda do orientador, optar por uma corrente, de forma que atenda hipótese levantada.
5 Metodologia:
Define-se, aqui, como será feita a pesquisa, segundo alguns exemplos de metodologias descritos abaixo. Com a metodologia, define-se “O Porquê”, e explica-se a hipótese através de eixos ou correntes de pensamento.
• Documentos: históricos, comparativos, etc;
• Dados: tabelas, gráficos, etc;
• Estudo de Caso: de empresas ou situações conhecidas
• História de Vida: Não é muito comum, mas é uma nova linha que vem sendo adotada mais recentemente, onde o estudo é baseado na experiência de vida ou profissional de
quem está produzindo a PC.
Nesta etapa (de descrever a metodologia) o pesquisador deverá anunciar o tipo de pesquisa (formulador, descritivo ou exploratório) que empreenderá e as ferramentas que mobilizará para tal (Cf. MORAES, 1998, p. 8-10 ). A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?"
"Trata-se de explicitar aqui se se trata de pesquisa empírica, com trabalho de campo ou de laboratório, de pesquisa teórica ou de pesquisa histórica ou se de um trabalho que combinará, e até que ponto, as varias formas de pesquisa. Diretamente relacionados com o tipo de pesquisa serão os métodos e técnicas a serem adotados." (SEVERINO, 1996, p. 130)
O pesquisador deverá esboçar a trajetória que seguirá ao longo de sua atividade de pesquisa. Para tanto deverá destacar:
1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação;
2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados;
3) os testes previamente realizados da técnica de coleta de dados.
Ao contrário do que geralmente se pensa, dados não são necessariamente expressos em números e processados estatisticamente. O tipo de dados coletados durante a pesquisa depende do tipo de estudo realizado. Eles tanto podem ser o resultado de:
- 1. pesquisa experimental;(METODO)
- 2. pesquisa bibliográfica; ;(METODO)
- 3. pesquisa documental; ;(METODO)
- 4. entrevista; (TECNICA)
- 5. questionários e formulários; (TECNICA)
- 6. observação sistemática (TECNICA)
- 7. estudo de caso (TECNICA)
É importante diferenciar entre Métodos de Pesquisa e Técnicas de Coleta de Dados
Para estas e outras regras de citação ver Segismundo Spina (1984, p. 55)
...