Diagnostico organizacional
Por: eniali • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 935 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE TAGUATINGA - FACNET
CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
ILAINE COELHO DOS SANTOS AMORIM
RA -7531605012
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS
TUTOR EaD ALEX ZOMPERO BEZERRA
BRASÍLIA - DF
2013
SUMÁRIO
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Recomendações Finais 09
Referências 11
INTRODUÇÃO
O trabalho que se apresenta tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional, analisar a situação atual da instituição e propor ações para resolução dos problemas identificados, utilizando como parâmetro as informações colhidas por meio de uma pesquisa de campo aplicada aos colaboradores do órgão em questão.
DESENVOLVIMENTO
Realizei o estudo em uma instituição de grande porte que presta serviços públicos nas áreas de segurança e cidadania, cujo quadro funcional tem cerca de 550 servidores públicos e, com base nele, elaborei o seguinte diagnóstico institucional:
O estilo de liderança encontrado lá foi em sua maioria o autocrático, como podemos verificar no gráfico abaixo:
[pic 2]
O relacionamento com as chefias imediatas, de um modo geral, não é bom, com algumas exceções.
[pic 3]
O clima organizacional não foi muito bem avaliado, já que há muitos conflitos de interesses envolvendo servidores públicos e terceirizados na instituição.
[pic 4]
A maior parte deles concorda que a cultura organizacional influenciou negativamente nas atuais condições no ambiente de trabalho, pois o órgão passou por um período muito grande sem a realização de concurso público, contando com um número muito grande funcionários terceirizados para execução da maioria de seus serviços.
[pic 5]
Em relação aos benefícios oferecidos pela instituição, os servidores estão bem divididos, mas a maioria ainda está insatisfeita, conforme demonstrado no gráfico abaixo.
[pic 6]
A comunicação interna está adequada para um pouco mais da metade dos servidores questionados.
[pic 7]
A remuneração percebida para executar as atribuições do cargo não está, para eles, adequada e nem compatível, tendo em vista que existem melhores remunerações para o mesmo cargo em outras instituições públicas.
[pic 8]
Quanto à prestação de serviços por essa organização, constatou-se que esta é eficaz, pois apenas tem conseguido atingir seus objetivos, mas não tem otimizado seus recursos, em sua maioria.
[pic 9]
Os fundamentos da organização não estão claramente definidos, há uma dificuldade em conceituá-los.
[pic 10]
De acordo com a grande maioria, não existe um plano de carreira específico para o órgão.
[pic 11]
Uma grande parcela afirma que há uma estrutura física adequada para a execução das tarefas desempenhadas.
[pic 12]
A maioria até se sentem orgulhosos pelo papel que a instituição presta para sociedade e sentem orgulho de fazer parte disso.
[pic 13]
E por fim, uma boa parte dos servidores não quer seguir carreira na instituição.
[pic 14]
RECOMENDAÇÕES FINAIS
Foram constatados vários problemas internos na instituição analisada. Será preciso uma reavaliação do planejamento organizacional, principalmente em relação aos relacionamentos interpessoais. Essa reavaliação deve começar pelo estilo de liderança que precisa ser um pouco mais flexível em momentos pontuais. O líder precisa, nesse contexto, se utilizar mais harmonicamente dos três estilos de liderança (autocrático, democrático e liberal) e saber se adaptar as diversas situações do cotidiano.
O clima encontrado no órgão não está bom. Por ser uma instituição que era habituada a lidar com terceirizados, a chegada de servidores em 2010, pegou a instituição despreparada. A cultura organizacional teve que se adaptar aos novos executores das atividades. O choque foi logo percebido por todos, e até hoje reflete no clima organizacional. Existe uma insatisfação com os benefícios oferecidos pela instituição. No momento em que os indivíduos estiverem satisfeito com suas necessidades individuais o clima organizacional poderá se tornar mais positivo.
...