TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnósticos dos impactos da construção civil para o meio ambiente

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Diagnósticos dos impactos da construção civil para o meio ambiente.

O setor da construção civil caracteriza-se como um dos que mais consomem recursos naturais, no Brasil, apropria-se de 75% do que é extraído do meio ambiente. A fabricação dessa enorme demanda de materiais de construção causa significativos impactos ambientais, a extração de quase todas as matérias, implica a destruição de biomas importantíssimos.

Mesmo produtos simples, como a areia e, em especial, amadeira nativa obtida de forma não manejada, causam grandes impactos. Materiais de construção essenciais como a cerâmica, o cimento e todos os metais dependem de processos térmicos que utilizam combustíveis fosseis ou em alguns casos, madeira extraída ilegalmente, contribuindo para a mudança climática e outros poluentes.

Durante a fase de montagem e uso, alguns materiais liberam compostos voláteis no ambiente, colaborando para problemas de saúde dos trabalhadores e dos usuários dos edifícios. Materiais porosos, como argamassa e gesso, podem também absorver temporária ou definitivamente espécies químicas perigosas, como metais pesados e biocidas.

Ao final da vida útil e até mesmo durante a construção os materiais viram resíduos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção civil, e na maioria das cidades brasileiras são depositados irregularmente (Anexo 1). A magnitude do impacto de um determinado material de construção varia muito dependendo do processo de produção e gestão ambiental adotado por diferentes empresas fornecedoras. No entanto, a produção, uso e descarte de qualquer material de construção implica impactos ambientais, sociais e econômicos, impossibilitando o desenvolvimento sustentável (Anexo 2).

Sustentabilidade Econômica

Sustentabilidade econômica é um conjunto de praticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

Título da ação: Melhorias Econômicas

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Reduzir custos. A. Utilizar energia limpa e sustentável. Reduzir ou acabar com o consumo de energia elétrica, que à longo prazo é mais cara que as naturais.

B. Aproveitar tudo o que for possível para a reciclagem. Usar entulhos, assim diminuir o custo das próximas obras.

C. Usar tijolos orgânicos. O tijolo orgânico custa R$0,70, frente à R$1,20 do bloco convencional. Reduzir consideravelmente o custo das obras.

2. Desenvolver economicamente, visando a sustentabilidade. A. Conquistar novos clientes. Com ações sustentáveis, empresas politicamente corretas e sérias, darão preferência para quem age com responsabilidade.

B. Recursos. Menor custo, com melhor qualidade.

C. Investimentos. Baixo custo.

Sustentabilidade Ambiental

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

Título da ação: Desenvolvimento e Sustentabilidade

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Substituir energia elétrica pela energia limpa. (Anexo 3) A. Investir em equipamentos para energia solar e eólica. Diminuir consideravelmente ou não precisar mais da energia elétrica.

B. Utilizar janelas de vidro para que a luz do dia seja suficiente. Além de reduzir o valor da conta de luz, o meio ambiente também será favorecido.

C. Preferir os aparelhos que consomem menos energia. Mais uma vez, com essa ação, o consumo de energia irá diminuir. Com isso os gastos também serão menores.

2. Reduzir o consumo de água. A. Construir uma cisterna para coleta de água da chuva. A água da chuva poderá ser utilizada para a fabricação dos materiais, diminuindo assim, o consumo de água tratada.

B. Tratar a água coletada, para consumo na empresa. A água poderá ser utilizada para na empresa, nos banheiros, por exemplo.

C. Conscientizar os colaboradores para o consumo. Atingir não só o consumo na empresa, mas também criar o hábito nos colaboradores para que levem para casa.

Sustentabilidade Social

Sustentabilidade Social se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços (educação e saúde principalmente) que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.

Título

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com