Direito empresarial e tributário
Por: eleniceartes • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DESAFIO PROFISSIONAL
João Vitor Ferreira RA 9918002402
DESAFIO PROFISSIONAL
Ivinhema-MS
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
João Vitor Ferreira Pegoraro RA 9918002402
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado para a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do 2º semestre, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração, da Universidade Anhanguera Educacional-Uniderp.
Ivinhema-MS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
1.1 Impactos ambientais causados durante a construção de um imóvel
1.3 Duas propostas de ações voltadas à abordagem da Sustentabilidade Ambiental
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
1.1 Redução dos impactos econômicos com a utilização de materiais ecológicos
1.2 Propostas de ações voltadas à abordagem da Sustentabilidade Ambiental
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊMCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A projeção global dos problemas ambientais começa quando o poder da tecnologia, a revolução científica e técnica de desenvolvimento sem racionalidade ambiental sobrepõe o conceito de preservação e sustentabilidade, consequentemente, os seus efeitos e ameaças, põe em perigo os valores da natureza preservada, pois a existência da busca do lucro e vantagens econômica e desenvolvimento tecnológico ilimitado, têm agravado os problemas ambientais nos últimos tempos.
Vemos, porém uma nova era em que as preocupações sobre danos ao meio ambiente são generalizados e surgem em diferentes esferas da sociedade.
Este desafio profissional é desenvolvido com a pesquisa bibliográfica a cerca do impacto ambiental que a construção civil causa e suas possíveis adequações no sentido de minimizar esses danos ambientais.
É considerado Impacto ambiental a repercussão no meio ambiente de atividades que geram alterações ou contrastes marcantes de seus componentes, e pode levar à perda do seu estado de preservação e até a degradação total e irrecuperável.
A compressão das questões ambientais se expandiu, tornando-se mais rica e incorporando em suas ações um número maior de consenso social e políticas voltadas ao tema, levando a pesquisa sobre os impactos ambientais dividi-los de acordo com sua natureza, positiva ou negativa, total ou parcial, temporária ou permanente.
Hoje a humanidade enfrenta um impacto ambiental real, classificando-os em impactos diretos que são a consequência imediata da ação ou ações que ocorrem como a ação do desmatamento que tem um impacto direto sobre a biodiversidade e indiretos que resultam de efeitos indiretos que podemos citar também o desmatamento que implica danos com efeitos que possam danificar as culturas estabelecidas que requerem algum tipo de ação da biodiversidade tal como as abelhas que perderam a polinização das flores e seu habitat por essa ação.
Muitas das ações atualmente em curso das discussões são por causa de problemas no ambiente causados pela de construção civil nas várias fases de atuação, desde o preparo do local à finalização com descarte irregular de entulhos ao uso de materiais agressivos ao meio ambiente tais como tintas e solventes que não são biodegradáveis.
Ao longo desta pesquisa iremos buscar conhecimentos técnicos e científicos que levem a sugestões de melhorias neste ramo de atuação.
DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
O ramo da construção civil vem levantando grandes discussões a cerca do impacto ambiental causados pela atuação do mesmo, esta atuação deve ser analisada desde antes dos materiais chegarem a obra para serem efetivamente utilizados.
Pois grande quantidade de energia é consumida pelo uso de combustível utilizado pelos equipamentos na mineração, processamento e transporte de diferentes materiais, como argila, cal, gesso, pedra, areia, entre outros.
A seleção incorreta de pedreiras e o incorreto modelo de transformações naturais causados pelas mesmas causam impactos à fauna e flora e degradação dos solos, a erosão e os impactos sobre a paisagem por não restaurar o solo.
Podemos citar também a poluição do ar devido a poeira, o ruído e de emissão de insumos e gases, principalmente na produção de concreto e asfalto. Neste caso também é adicionado à produção de resíduos perigosos que podem causar impacto sobre a biodiversidade, limpando a vegetação e perda de habitat das espécies.
Como vimos antes da construção de um imóvel já há grandes impactos causados pelo consumo de combustíveis fósseis e energia excessiva no processo de produção e transporte das pedreiras e até mesmo atividades de extração excessivas.
1.1 Impactos ambientais causados durante a construção de um imóvel
Como já vimos os impactos já ocorrem antes da construção propriamente dita, passaremos a identificar os impactos que podem ocorrem durante a construção.
- Com a movimentação e adequação do solo onde será realizada a obra de construção civil temos a energia usada para operar o equipamento e os transportes que causam danos à flora, animais, o solo e os fluxos de água, subterrânea e de superfície.
- Degradação, a compactação do solo ou a erosão causada por:
- O movimento de terra na clareira de grandes esplanadas e trincheiras para frascos.
- Sobre o uso inadequado da tecnologia e uso de equipamentos pesados para esses fins.
- Durante a execução do trabalho o maior impacto ocorre no meio ambiente e pode causar poluição para a paisagem, solo e água por localização inadequada de instalações temporárias sem sistema de tratamento de líquidos e sólidos tais como redes de água e de esgoto.
- Pela desorganização do trabalho, espalhando materiais e geração de resíduos excessivos, ela afeta a saúde dos habitantes do local e trabalhadores da construção com a poluição do ar causada por ruído, vibração, poeira e as emissões de gases sem tratamento.
Essas atividades produzem impactos econômicos negativos pela falta de monitoramento dos recursos na obra, alteração de drenagem natural, danos à cobertura vegetal para a vegetação causada por compensação, classificação e terraplenagem que na maioria do trabalho é excessiva.
...