Documentario Quanto Vale a Terra
Por: Jessih27 • 18/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 520 Visualizações
Geovanna Hellen Nº09 2ºB - Ribeirão Pires 2016.
Relatório do documentário “Quanto vale a Terra?”.
No documentário feito pelo canal History Chanel em 2002, podemos observar o quão valioso é o planeta em que vivemos. E cada elemento, tem um preço. Será realizado o cálculo do preço de todos esses elementos, e assim obtendo o valor da Terra.
Tudo começa na bolsa de valores em Nova Iorque, onde tudo é comprado e vendido. Temos 8 metais preciosos no total, mas o mais importante deles são a platina, a prata e o ouro. O ouro é o mais precioso, o país que mais utiliza o ouro é a Índia. Dele pode ser feito muitos elementos, até no nosso celular tem uma pequena quantidade de ouro, mas se juntarmos de 320 milhões de aparelhos, os Americanos têm 12 toneladas de ouro em suas mãos. São extraídas por ano, 2700 toneladas no mundo. A China é o maior produtor. Especialistas dizem, que já extraímos ¾ do ouro existente. A velocidade atual de produção é 20 anos, então ainda temos esse tempo antes que se esgote. Existem bilhões de moléculas de ouro no oceano, estima-se 15 mil toneladas, mas estão além do nosso alcance. O valor de todos materiais preciosos da terra somados, chega a quase trilhões de dólares.
Outro elemento, muito mais valioso, porém não é raro, e se encontra em quase toda parte. A madeira. Um dos produtos mais versáteis do planeta, e com um grande valor econômico. As florestas cobrem certa de 9% da superfície terrestre. A floresta amazônica é a maior delas. O país que mais lucra com a madeira é os EUA, que lucra cerca de 240 bilhões de dólares com a indústria madeireira anualmente. A replantação de arvores é fundamental para a indústria, em 55 anos as arvores serão adultas novamente. A NASA criou 2 satélites que correm a Terra para saber o número de arvores existentes na Terra, segundo os cálculos mais recentes, o número é de 400, 241, 300, 201. Calculando o preço médio de cada madeira dos EUA, todas as árvores do planeja juntam somam cerca de 270 trilhões de dólares. Que somado com o valor dos metais preciosos, até aqui a Terra vale mais de 284 trilhões de dólares.
O elemento mais duro do mundo, é a rocha. O valor dela está em sua utilidade. Temos 5 tipos de rocha, que são: ardósia, granito, mármore, arenito e calcário. A mais usada são o calcário e o granito. São usadas para construir monumentos por serem duráveis. Rocha é a base da nova civilização. Granito é a rocha mais elegante e mais dura da Terra. Minerais do calcário estão nos alimentos como o pão. E também na pasta de dentes. Juntando o granito e o calcário, que são nossas rochas mais importantes, elas valem mais de 93 trilhões de dólares. Juntado com o preço dos metais preciosos, e da madeira, eleva o valor atual da terra para mais de 377 trilhões de dólares.
Alimentos. Quando descobrimos como cultivar os alimentos, tudo mudou. Por milênios sobrevivíamos apenas de: Carne, plantações e frutos do mar. Frutos do mar correspondem a 10% do consumo mundial de calorias. Os peixes somam uma quantia de mais de 192 bilhões de dólares. A carne corresponde a 8% do consumo mundial de calorias, e o predileto da população americana é o boi, juntando todos os bovinos do mundo, o preço é de mais de 160 bilhões de dólares. Como um bom alimento para animais, e humanos, temos o milho, baseado no valor americana, todo o milho do mundo vale mais de 254 bilhões de dólares. Somando o valor do milho, do boi, dos peixes, juntamente com o arroz e o trigo que totalizam cerca de 1 trilhão e meio de dólares. E assim o valor total da Terra já chega a 380 trilhões de dólares.
Existem dezenas de metais na terra, os 3 mais importantes são o zinco, o cobre e o aço. O aço é o mais importante deles. Considerado rei dos metais por ser durável, fácil de soldar, e resistente a corrosão, proporcionando a revolução industrial. De todo o aço produzido no mundo, 88% dele é reciclável. O valor total dos metais que possuímos, é de 135 trilhões de dólares. Somado aos elementos anteriores, a terra chega ao valor de 514 trilhões de dólares.
Praticamente tudo que existe hoje, depende ou é um produto de combustíveis fósseis, os três principais são o petróleo, o carvão e o gás natural. O petróleo tem sido a principal fonte de energia, e é o produto mais negociado da terra. O valor total dos combustíveis fosseis mais importantes do mundo, é de mais de 716 trilhões de dólares, elevando o valor da terra pra mais de 1 quatrilhão.
...