Resenha do documentário - O Sal Da Terra
Por: Roak • 12/12/2017 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Nome: Lucas Rocha
Resenha do filme - documentário: “Sal da Terra”
O documentário conta a trajetória de Sebastião Salgado no mundo da fotografia. Suas fotos durante a chamada “febre do ouro” em Serra Pelada apresentam uma característica marcante em toda sua obra. Ele procura captar as emoções e a realidade de cada pessoa retratada. Daí surge a explicação para o título “Sal da Terra”, onde as pessoas seriam inerentes à Terra, ou seja, são parte dela. Assim, ele reforça uma frase dita por si mesmo: “Cada fotógrafo desenvolve suas fotos e seus recortes em função da sua história.”
As expedições e viagens que fez durante toda a sua vida também são bem detalhadas no filme. Alguns de seus trabalhos foram “Outras Américas”, “Êxodo”, “Instituto Terra”, “Gênesis”, cada um contando uma história específica e explicada por ele, porém todos contendo sua marca registrada de captar detalhes que remetem a uma determinada comoção ou reflexão, tanto de pessoas quanto de animais selvagens. Aliás, um outro aspecto interessante é a questão das amizades construídas por Salgado ao longo de seus projetos. Ele relembra durante o filme de amigos de tribos indígenas e também de uma baleia que se tornou sua amiga.
O documentário acaba se tornando muito importante quando comparado com a atividade jornalística. O trabalho de Salgado é muito relevante para a área pois retrata uma realidade que muitas vezes não é vista. As expressões captadas, ressaltadas muito com o preto e branco de suas fotos mostram situações vistas por um determinado olhar diferenciado. Denúncias e reflexões acerca de diversos temas são marcas de suas fotos e isso mostra a importância do seu portfólio não só para fotógrafos como também para os diversos ramos do jornalismo.
...