ELABORAÇÃO DA RESENHA CRÍTICA DO CASO/ARTIGO O QUE É UMA RESENHA CRÍTICA?
Por: Felipe Coutinho • 3/5/2020 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
ORIENTAÇÕES
ELABORAÇÃO DA RESENHA CRÍTICA DO CASO/ARTIGO
O QUE É UMA RESENHA CRÍTICA?
Uma resenha crítica é um gênero textual que, além de conter um resumo acerca das ideias principais de uma determinada obra, tem por objetivo apresentar uma análise interpretativa do texto a ser resenhado. Assim, o produtor da resenha, além de resumir esse texto, deverá apresentar seus comentários e suas análises sobre o conteúdo abordado na obra de forma crítica.
QUAIS SÃO OS PASSOS?
1. Ideia geral: Leia o artigo com bastante atenção, focando, a princípio, somente a compreensão geral do texto, de modo que se tenha uma ideia geral sobre o conteúdo e as intenções do autor.
2. Aprofundamento e contextualização do tema: Realize uma segunda leitura, agora, mais criteriosa, identificando e grifando as passagens mais relevantes do texto. Nessa segunda leitura, reflita sobre as informações lidas e procure identificar as ideias centrais do texto, estabelecendo a conexão entre essas ideias e o conteúdo abordado na disciplina.
3. Argumentação e opinião pessoal sobre o tema: A partir das partes grifadas, redija um texto, com suas palavras, analisando o texto e justificando a sua argumentação.
4. Redação: Ao redigir sua análise crítica, utilize as normas da ABNT. Fique atento às regras, principalmente, no que tange às citações e à apresentação das referências. É necessário que seu texto seja produzido em 2-3 páginas.
COMO É O FORMATO?
A resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos – trata-se da exposição e defesa de uma “posição” – e deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Antes de tudo, dê um título à resenha crítica, de preferência diferente do título da obra a ser resenhada. Além disso, identifique o título da obra e o nome do autor.
a) INTRODUÇÃO
A ideia da INTRODUÇÃO é localizar o leitor, realizar uma breve contextualização do assunto, uma apresentação sobre os pontos relevantes da obra que está sendo resenhada.
b) DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento consiste no momento de discussão de ideias. É, efetivamente, a análise crítica da obra. Aqui, é possível, inclusive, discorrer, se for o caso, sobre ligações entre a obra resenhada e outros textos, teorias ou autores. É importante mencionar que argumentar não se trata simplesmente de emitir a sua opinião, mas sim de apresentar embasamentos teóricos sólidos para fundamentar as suas ideias.
No desenvolvimento, a ideia é apresentar, com suas palavras, os dados mais relevantes do texto, articulando-os aos seus argumentos.
c) CONCLUSÃO
No parágrafo final, é preciso concluir as ideias e as argumentações feitas, expor a avaliação geral sobre o que foi descrito de forma resumida e objetiva. Busca-se avaliar os acertos e desacertos, sua concordância ou discordância dos fatos apresentados no texto resenhado.
FORMATAÇÃO?
• Editor de Texto Word–Office,
...