Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-Correios)
Por: Rejane Diniz • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Monopólio
O Mercado monopolista apresenta condições opostas as da concorrência perfeita. Um único empresário (empresa) domina inteiramente a oferta de determinado produto ou serviços. Neste caso os consumidores submetem as condições impostas pelo vendedor, ou deixaram de consumir o produto ou serviços. Por ser exclusiva no mercado a empresa determina o preço de equilíbrio, de acordo com a capacidade de produção.
Podemos citar dois casos reais:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-Correios)
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-Correios) detêm o monopólio de fabricação e emissão de selos e serviços postais de correspondências que contenham informação de interesse específico do destinatário de qualquer natureza, incluindo a comercial. Ou seja, a entrega de cartas pessoais e comerciais, cartões-postais, malotes, faturas de cartões de crédito, talões de cheques, carnês, cobranças de tributos é controlada exclusivamente pela estatal.
Petrobras
A Petrobras possuiu o monopólio do setor petrolífero por mais de quatro décadas no mercado brasileiro. Com a Lei do Petróleo, de 1997, que na prática acabou com a exclusividade da empresa no setor. A Petrobras se modernizou e continua a dominar de maneira absoluta o mercado doméstico. Ela predomina: das 13 refinarias do país, apenas duas pertencem ao setor privado. Isso inviabiliza a concorrência privada pela via da importação de óleo e refino local. "Para importar os derivados prontos, fica muito caro", diz José Carlos Chedeak (2003). Hoje a empresa é uma sociedade anônima de capital aberto, tem como principal acionista o Governo do Brasil. A Petrobras é líder do setor petrolífero brasileiro e expandi suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo em até 2020. Atuando nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Uma empresa que tem um crescimento expressivo no cenário mundial e conta com o plano de negócios 2010-2014 que prevê investimentos de US$224 bilhões.
Bibliografia:
Supremo mantém monopólio dos Correios, mas libera outras entregas para empresas privadas http://exame.abril.com.br/economia/noticias/supremo-mantem-monopolio-correios-libera-outras-entregas-empresas-privadas-489922 - acesso 07-10-11
Competição: Quebra do monopólio não arranha supremacia da companhia no país
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2003/petrobras50anos/fj0310200307.shtml - acesso 07-10-11
Site da Petrobras / Perfil
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/ - acesso 07-10-11
...