ENTREVISTA - ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Louise Aguiar • 2/9/2019 • Projeto de pesquisa • 448 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Categoria 1 – Nível de Conhecimento sobre assédio moral
Conforme cartilha do programa pró-equidade de gênero e raça disponibilizada pelo Senado Federal, o assédio moral consiste na repetição de gestos, palavras orais ou escritas e/ou comportamentos de natureza psicológica, os quais expõem o indivíduo a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhe causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica ou física. De acordo com esta definição, pode –se perceber que o entrevistado possui um bom nível de conhecimento sobre o que é o assédio moral. Fica evidenciado na ao verificar a seguinte resposta:
“Quando você ofende, constrange e humilha alguém utilizando xingamentos, se dirigindo de forma agressiva e tom de voz alterado. Muitas das vezes se utilizando de ameaças, e/ou pressão psicológica. ”
Categoria 2 – Causas do assédio moral em organizações
Sabe-se que o assédio moral aumenta ainda mais em organizações desorganizadas e desestruturadas, por isso, podemos dizer que a empresa deve adotar uma cultura com base numa política inibidora contra o assédio. Essa linha de pensamento é confirmada pelo entrevistado, segundo ele:
“Eu acho que a causa do assédio moral dentro da minha empresa, está relacionada diretamente a cultura da empresa, já que os próprios donos são os que mais praticam assédio além de disseminar a ideia dentre os gestores que o assédio faz parte da gestão.
Categoria 3 – Consequências do assédio moral em organizações
O assédio moral, desenvolvido na relação de trabalho, causa diversas consequências à saúde da vítima. A humilhação repetitiva e prolongada, invade a vida íntima e profissional do empregado, com grave consequência a integridade físico-psíquica, afetando diretamente sua autoestima e produtividade. Segue a opinião do entrevistado sobre o tema:
“... gerou o sentimento de desvalorização e desmotivação em relação a mim e ao meu trabalho, além de ter me causado um dano físico no momento do ocorrido, pois fiquei muito nervosa, cheguei a chorar e ficar com o corpo trêmulo por vários minutos. ”
Categoria 4 – Métodos Preventivos/Tratativas contra assédio moral em organizações
O empregador tem o dever de garantir um ambiente de trabalho adequado aos subordinados e de tomar medidas para eliminar toda e qualquer forma de humilhação, constrangimentos e discriminações no trabalho, mostrando aos seus colaboradores que todos têm um tratamento igual. Foi constatado durante a entrevista que a empresa não possuía um método de tratamento ou prevenção em relação ao assédio como exposto pelo entrevistado:
“ Não há nenhuma ação por parte da empresa, nem através do RH, nem por parte da diretoria já que eram os maiores causadores de assédio. Eu acho que a empresa deveria implementar ações preventivas como: regras de convívio no ambiente de trabalho, palestras educativas, um núcleo/setor responsável por tratar de possíveis casos, programas de incentivo por boa conduta.”
...