ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SISTEMAS CONTÁBEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Rafael Pitzer • 21/12/2015 • Monografia • 585 Palavras (3 Páginas) • 383 Visualizações
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]
DISCIPLINA: CONTABILIDADE PÚBLICA
PROFESSOR: FRANCISCA DIANA
ATIVIDADE 2 – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SISTEMAS CONTÁBEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNO: RAFAEL ZAINOTTE PITZER
Questões:
Questão 01 (Valor: 0,3 pontos) – A Contabilidade Pública utiliza quatro sistemas de contas diferenciados. Cite e descreva como é utilizado cada um deles.
Sistema Orçamentário: Onde se registra as despesas autorizadas através da Lei Orçamentária, incluindo também os créditos adicionais. Nele constam as despesas fixadas e também as executadas no exercício. Este sistema é utilizado para comparar receita prevista com a arrecadada.
Sistema Financeiro: Onde se registra as arrecadações da receita, despesas executadas e a movimentação extra-orçamentária. Este sistema é utilizado para registrar operações que resultem e débito ou crédito de natureza financeira que não constam na execução orçamentária.
Sistema Patrimonial: Onde se registra os bens patrimoniais do Estado, direitos e obrigações (de longo prazo ou permanentes), variações patrimoniais, e o resultado econômico do exercício.
Sistema de Contas de Prestação: Onde se registra os valores que provocam variações de forma direta ou indireta no patrimônio do Estado. Este sistema é utilizado para objetivar o controle.
Questão 02 (Valor: 0,2 pontos) – Cite e conceitue os Demonstrativos Contábeis exigidos pela Lei 4.320/64.
As demonstrações contábeis exigidas pela Lei 4.320/64 são formadas através da movimentação contábil nos quatro sistemas de contas do Governo, e são eles:
Balanço Orçamentário: O principal demonstrativo do controle feito nas Instituições Públicas. Ele faz o comparativo entre as receitas e despesas, levando a um superávit ou déficit.
Balanço Financeiro: É um demonstrativo dividido em duas seções, receitas e despesas, que demonstram as operações de tesouraria e dívida pública, igualando as contas com o saldo de caixa e bancos. Este sistema compreende o início e o final do exercício seguinte.
Demonstração das Variações Patrimoniais: Demonstram as variações passivas e ativas, mostrando as variações patrimoniais ocorridas durante o exercício financeiro. Demonstrando se a Instituição aumentou ou diminuiu seu patrimônio.
Balanço Patrimonial: É o demonstrativo contábil (ativo e passivo), onde se distribuem os elementos do patrimônio público, igualando as somas com a conta de patrimônio líquido. Apresenta o ativo real liquido quando ocorrer superávit ou passivo real liquido quando ocorrer déficit patrimonial.
Questão 03 (Valor: 0,2 pontos) – O que é SIAFI? Qual o objetivo da implantação desse sistema?
SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil da União, pelo uso de terminais instalados, em todo o território nacional e em alguns países no exterior.
Ele tem como função principal subsidiar por meio de suas informações, o processo de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira.
Questão 04 (Valor: 0,3 pontos) – Atualmente ainda são recorrentes os escândalos de corrupção em nosso país. Na esfera federal, existe o SIAFI, mas apesar do uso desse sistema, ainda persistem os casos de desvio de recursos. Você acredita que esse sistema é ineficiente no controle dos recursos públicos? Argumente.
...