TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR

SALVADOR

2019

INTRODUÇÃO

 

Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.

DESENVOLVIMENTO

Negociação Distributiva

Como as duas cozinheiras, insistiam que uma tinha mais necessidades em relação a hortaliça que a outra. João, o chef, utilizando sua autoridade, pegou a abóbora, partiu ao meio e entregou uma parte a cada cozinheira e as colocou em bancadas opostas, no intuito que não houvessem novas discussões.

Negociação Integrativa

João, o chef, ao presenciar o conflito, chamou uma cozinheira por vez, para uma conversa. Ele quis entender primeiramente o interesse de cada uma. Somente após ter as informações de ambas, chamou ambas para uma negociação. João mostrou as duas, que ambas poderiam utilizar a mesma abóbora, onde a cozinheira que precisava da polpa, as retiraria e separaria os caroços, que por sua vez seriam utilizados pela sua colega para a receita especial. João ainda as conscientizou do uso sustentável dos alimentos, utilizando cada parte dele. Felizes com a solução dada, ainda pediram para ficar em bancadas próximas, para facilitar a logística do preparo.

CONCLUSÃO

A negociação distributiva, consiste, na vantagem de uma das partes (ganha/perde), ou seja, não está preocupado em garantir que todos os lados saiam ganhando. Normalmente nesse impasse, o resultado é perde – perde. No caso acima, o chef, para finalizar o conflito, devido as discussões acaloradas, dividiu a hortaliça ao meio e entregou uma parte a cada, sendo assim, as duas ficaram com metade de seus ingredientes e nenhuma conseguiria fazer a receita completa, ainda tendo desperdiço (caroço/polpa), do que não usaria. Já na negociação distributiva, o cerne é que todos tenham o que desejam. O chef entendeu os interesses, e apresentou a solução, que foi acatada, onde cada uma conseguiu ter exatamente o que precisava. Neste cenário o modelo de negociação mais indicado é a integrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com