TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  16/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

1.1. QUESTÃO 01 – Razões pelas quais o PCP deu importância para a Logística

Primeiramente para entender a influência no sistema PCP na logística devemos antes de qualquer coisa, caracterizar os principais conceitos embasados nas teorias, pois o PCP tem como entendimento básico: o atendimento ao cliente.

Além da globalização, o ambiente ao qual as empresas estão seccionadas entram em constante alteração, ou seja, mudam sempre exigindo das empresas melhores estruturas mas para se transformarem competitivas e se perpetuarem no mercado precisam tomar decisões baseadas em dados e fatos, não permitindo atuar de forma improvisada.

Diante deste contexto podemos aplicar o pensamento de Peter Drucker “O planejamento não diz respeito a decisão futura, mas as implicações futuras das decisões presentes.”

O PCP e Logística formam um mesmo conceito dentro da cadeia de suprimentos, e não necessariamente trabalham com a mesma filosofia de trabalho, mas, juntos tem objetivos agregados para manter o nível de satisfação do cliente.

Analisando conceitos de administração, planejamento e controle são respectivamente, a primeira e última etapas do processo, assim, desenvolvendo suas características, o planejamento determina os objetivos e como deverão ser alcançados, já o controle visa o desempenho. Assim, de acordo com RUSSOMANO (2000), PCP é o setor responsável pelo gerenciamento de vários setores dentro da organização, atendendo á pedidos e sendo responsável em providenciar que as mesmas sejam atendidas no prazo e conforme necessidade do cliente. Já a logística tem como objetivo elevar a um nível acima a complexidade operacional analisando históricos dentro da operação como demanda de produtos e/ou serviços, necessidade e quantidade de pedidos, custos da operação tempo de entrega entre outros. Assim, essas características que determinaram o impulsionamento da formação de processos para abrochar os conceitos de logística, ou seja, quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento.

1.1.1 Parecer do Aluno

O conceito de PCP veio para dar suporte a gerencia na tomada de decisão , já que na produção estão identificados os maiores problemas, onde normalmente são esquecidos o ponto focal que e gerenciar o planejamento do processo e não da execução. Assim as empresas realizando o PCP

O PCP tem como objetivo atender as quantidades, prazos e demandas de produtos solicitados pelos departamentos tornando-o de maneira eficaz, e , ao mesmo tempo reduzir custos com retrabalhos, através de produtividade e dimensionamento do estoque com compras dentro dos limites , mostrando a eficiência do processo. Desta forma a Logistica prima pelos mesmo objetivos de eficiência e eficácia pois como foi dito acima o principal motivo é o atendimento ao cliente.

Assim os dois conceitos tanto o PCP como a Logística são importantes áreas dentro da organização que são responsáveis diretamente por todos os processos dentro da cadeia de suprimentos, portanto as razões primordiais são por que suas atividades são mensuráveis e precisam de avaliação de desempenho constante para atingir os patamares aceitáveis da organização.

1.2. QUESTÃO 03 – Esclarecer do que se trata Software de Controle Logístico

O desenvolvimento da produção a níveis mundiais junto com a ampliação de atendimento do mercado, apresenta para a Logística um cenário totalmente favorável dentro das organizações. Este cenário tornou-se um papel importante para que a aplicação da tecnologia da informação (TI), fosse inserida através de sistemas de informação.

A TI na área de logística ajuda na redução de custos, aumentando a competitividade das organizações no momento que realizam a coleta, armazena e processa dados com eficiência e agilidade.

De acordo com BALLOU (2006), os sistemas de informação são detalhados pelas suas funcionalidades e operacionalização e para integralizar todas as atividades logísticas dentro de hardware e software focando na medição, controle e gerenciamento das informações na área operacional. O sistema da informação é dividido em três partes essenciais:

- Gestão da produção e pedidos;

- Gestão de armazéns;

- Gestão de transportes;

O primeiro identifica a real disponibilização de produtos e pedidos conforme necessidade dos clientes. O processo deve funcionar em paralelo com o sistema de armazenamento, afinal o mesmo precisa estar constantemente informado sobre as disponibilidades para atender a demanda da produção. Esta informação deve de fato estar coerente pois com a gestão de estoques e produção, a funcionalidade junto com a área de suprimentos informa com rapidez a necessidade de compras até a ponto final de entrega ao cliente

O segundo basicamente pode esta inserido no sistema de produção ou atuar de forma independente, conforme demanda para integralizar os sistemas dentro da organização.

No breve resumo o sistema de pedidos e produção identifica junto ao sistema de armazenamento a disponibilidade de especifico produto para que o setor comercial pode realizar a venda sem ocasionar problemas juntos aos clientes. Este sistema basicamente informa o fluxo de processos dentro do armazém para facilitar a logística da organização.

O sistema de armazenamento tem 05 funcionalidades, conforme a seguir:

a. Entrada: Processo para recebimento dos produtos a serem desembarcados em docas dentro do armazém. Neste momento identifica a volumetria e a separação através de códigos. Processo também conhecido como recebimento.

b. Estocagem: Processo de averiguação de disponibilidade de espaço dentro do armazém conforme modelagem de estocagem. O sistema aloca o produto descarregado conforme orientação dada pelo sistema, previamente formalizado em conjunto com áreas técnicas que realizaram estudos sobre o layout. Resumindo, o sistema disponibiliza um local especifico para que o produto permaneça até ser retirado conforme demanda.

c. Gestão do armazém: Processo ao qual realiza acompanhamento do quantitativo dentro do estoque diferenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com