EXERCICIOS SOBRE PRODUÇÃO RH
Por: Pedro Guilherme • 25/7/2017 • Trabalho acadêmico • 991 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Características dos Trabalhadores da Construção Civil nas Obras da RMR
Projeto apresentado ao professor orientador Diego Viégas, referente ao 1° Exercício Escolar da Disciplina de Gestão da Construção Civil 2.
Turma ZM - Curso de Engenhar Civil
Recife, 06 de Maio de 2017.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO[pic 3][pic 4]
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Características dos Trabalhadores da Construção Civil nas Obras da RMR
1. Alunos:
Caio
Déborah Lizandra Andrade Silva
Guilherme Marinho de Assis Fernandes Angelo
Pedro Guilherme Costa de Souza
Victor Marques Alves
Recife, 06 de Maio de2017.
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
SUMÁRIO
Pág | ||
1. | Introdução | 4 |
- INTRODUÇÃO
No dia 19 de Abril de 2017 foi realizada uma visita técnica a uma obra que fica situada no bairro de Tejipió. O projeto caracteriza-se pela construção de uma galpão de médio porte, incluindo área para escritório. O empreendimento conta ainda com uma fábrica de pães de itens de padaria. Nesta data, a obra já encontrava-se em fase final, e por isso o número de funcionários era reduzido.
A empresa responsável pela obra, pertence ao dono do empreendimento, existe a mais de 25 anos, inicialmente não trabalhava no ramo da construção civil, contudo sempre contou com equipes de manutenção. Em 2013, foi criada a empresa de contrução, executando algumas obras de médio porte.
É importante ressaltar que, os funcionários aparentavam estar bastante satisfeitos com as condições de trabalho. Visualmente foi possível notar que ambiente de trabalho era limpo e que todos utilizavam os equipamentos de segurança. Em relação aos salários, foi passado pela empresa uma média por qualificação, após pedido para não incluir tal pergunta no questionário. O motivo era para evitar mal estar entre os entrevistados, visto que alguns possuem mais tempo de empresa e recebem maiores quantias.
Ao total foram entrevistados 10 funcionários, todos trabalham com carteira assinada e são gerenciados por um setor que mescla atividades de recursos humanos e gerenciamento da construção.
- IDADE
- ESCOLARIDADE
- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Podemos observar pelos gráficos, como era de se esperar, que a maior parte do quadro de funcionários é composta por pedreiros e serventes, que é a parte mais exigida numa obra:
[pic 9]
Gráfico 4.1: Distribuição dos trabalhadores considerando qualificação profissional, obra 1.
[pic 10]
Gráfico 4.2: Distribuição dos trabalhadores considerando qualificação profissional, obra 2.
- RENDA
Resultados das pesquisas para o levantamento dos dados referentes a renda dos trabalhadores no ramo da construção. É observado nessa obra que sua maior parte tem remuneração media entre 1.200,00R$ e 2.000,00R$
[pic 11]
Gráfico 5.1: Distribuição dos trabalhadores considerando renda, obra 1.
[pic 12] Gráfico 5.2: Distribuição dos trabalhadores considerando renda, obra 2.
- NATURALIDADE
A seguir serão apresentados os resultados das pesquisas para o levantamento dos dados referentes naturalidade dos trabalhadores nas obras em questão. Observa-se ao analisar os gráficos, que na obra 1 boa parte dos funcionários pertecem a mesma cidade, esse fato pode ser explicado devido a Naturalidade do dono da empresa, que normalmente contrata conterrâneos. Já na segunda obra, como a empresa é maior, normalmente não existe padrões, seguindo a tendência populacional.
...