Ecologia na agua
Por: PATRICIALINA • 12/10/2015 • Projeto de pesquisa • 982 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em educação física
aline machado cardoso[pic 6]
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ESPERANTINA-PI
2015
aline machado cardoso
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
[pic 7]
ESPERANTINA-PI
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 03
- DESENVOLVIMENTO 04
- REFERÊNCIAS 06
- INTRODUÇÃO
A Educação Física tem sido levada a romper padrões descompromissados com a formação de alunos especialmente sob o viés de promoção de saúde na escola. Desta maneira, a Educação Física deve assumir grandes desafios no mundo contemporâneo, ao criar condições diferenciadas a partir de atividades que visam o desenvolvimento humano (DARIDO, 2004).
Cabo de guerra, também conhecido por jogos da corda, é uma atividade esportiva que envolve força, onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma. Os competidores ficam dispostos em linha reta, seguidos ao longo do cabo, entre os dois grupos existe uma linha central, entre os dois grupos existe uma linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo.
Esse trabalho tem como objetivo analisar a importância das aulas de Educação Física Escolar e por meio da brincadeira cabo de guerra, onde ela levará os músculos a fazerem determinados movimentos no momento que for executado os movimentos.
- DESENVOLVIMENTO
A Educação Física na escola é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos. A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir então outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida.
É necessário que a Educação Física prepare o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível. Tal ato implica também compreender a organização institucional da cultura corporal em nossa sociedade; é preciso prepará-lo para ser um consumidor do esporte-espetáculo, para o que deve possuir uma visão crítica do sistema esportivo profissional.
A Educação Física deve levar o aluno a descobrir motivos e sentidos nas práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com elas, levar à aprendizagem de comportamentos adequados à sua prática, levar ao conhecimento, compreensão e análise de seu intelecto os dados científicos e filosóficos relacionados à cultura corporal de movimento, dirigir sua vontade e sua emoção para a prática e a apreciação do corpo em movimento (Betti, 1992). Diante de inúmeros jogos e brincadeiras usadas na educação Física Escolar, podemos destacar o Cabo de guerra, que exerce um valor bem competitivo e que as pessoas estimulam diversos músculos do seu corpo.
Material a ser utilizado: Corda, pedaço de pano ou fita, objetivo do jogo
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, a força e a resistência corporal.
Modo de execução: No cabo de guerra, o professor divide as equipes sendo que cada equipe ficaram com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distancia do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar ao espaço riscado do chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiros. No cabo de guerra, o professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. o professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distancia do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar ao espaço riscado do chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiros
...